Evento é aberto e gratuito para produtores e interessados na cultura da mandioca, destaque na região do Araripe
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro promove dia 22/10, na cidade de Araripina, o Seminário sobre Prevenção e Controle da Vassoura-de-Bruxa na Cultura da Mandioca. O evento que ocorre das 8h às 17h, na unidade do Sebrae local, é voltado para produtores, engenheiros agrônomos, representantes das secretarias municipais de agricultura, pesquisadores e estudantes do Sertão do Araripe. A proposta é levar conhecimento sobre medidas de prevenção sobre a praga vegetal que se chegar ao Estado pode afetar a cultura da mandioca, cuja produção estimada no município de Araripina é de 100, 5 toneladas/ano, com uma área cultivada de 10.700 hectares, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2024).
Realizado numa parceria com o Sebrae, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Seminário coordenado pela Adagro Regional Ouricuri justifica-se pela urgência e relevância do tema para o desenvolvimento socioeconômico da região. (Confira a programação).
O diretor-presidente da Adagro Moshe Dayan Fernandes estará na abertura ao lado de Danilo Silva, gerente do Sebrae Araripina e de Érico Sedoguchi, representando o MAPA. “Reuniremos especialistas em defesa vegetal, pesquisadores, fiscais agropecuários e produtores locais para trocar conhecimentos e definir ações estratégicas com o objetivo de manter as lavouras de mandioca da região do Araripe e do Estado livres da vassoura-de-bruxa”, ressalta Moshe Dayan, da Adagro.
“Esse não é um evento meramente técnico. É uma ação de salvaguarda econômica. Ao repassar aos produtores o conhecimento necessário para enfrentar essa praga que ameaça a mandiocultura da região, estamos protegendo a principal fonte de renda de milhares de famílias e a manutenção da tradição cultural das casas de farinha do Sertão do Araripe”, assegura o gerente Neurisvan Guerra, da Adagro Regional Ouricuri.
Vassoura-de-bruxa - Causada pelo fungo Rhizoctonia theobromae (Ceratobasidium theobromae), a vassoura-de-bruxa da mandioca é uma doença caracterizada pela infecção e colonização de folhas, hastes e ramos de mandioca, ocasionando em murcha, seca e, posteriormente, a morte da planta. O risco de disseminação da praga levou o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a decretar estado de emergência fitossanitária no Amapá e no Pará, em janeiro deste ano, e a instituir o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Vassoura-de-Bruxa-da-Mandioca (PVBM), por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.25, de 19/03/25, contendo normas, procedimentos e ações de enfrentamento à doença que ameaça a produção de agricultores familiares, além de produtores de pequeno porte industrial.
Mandiocultura - A região do Araripe possui forte tradição na agricultura familiar, com destaque para a cultura da mandioca. Araripina, Exu, Bodocó, Ipubi e outros municípios no Sertão do Araripe são importantes produtores de mandioca em Pernambuco.
Serviço: Seminário sobre Prevenção e Controle da Vassoura-de-Bruxa na Cultura da Mandioca no Sertão do Araripe
Dia: 22/10/2025
Local: Sebrae Araripina. BR-316, nº 950 - Empresarial Center I, Araripina, PE
Hora: 8h às 12h - Palestras – Mesa-redonda
14h às 17h - Atividade de campo – Propriedade na Serra do Jatobá – Zona rural de Araripina
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco - Adagro
Fones: (81) 3181-4512 – (81) 99488-2990
E-mail: imprensa@adagro.pe.gov.br / adagro.imprensa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário