quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR COMPANHEIRA GRÁVIDA EM GARANHUNS

A governadora de Pernambuco e o prefeito do Recife estiveram, nesta quarta-feira (18), na Missa de Cinzas, celebrada por Dom Paulo Jackson

Por Filipe Farias

Em ano eleitoral, Raquel Lyra e João Campos dividem espaço em igreja na abertura da Campanha da Fraternidade - Reprodução das redes sociais

Com a proximidade das eleições, a corrida visando ao Governo de Pernambuco começou a engrenar. Nas agendas públicas, embora ainda não tenha se colocado na disputa, João Campos (PSB)tem reforçado a presença em ocasiões onda também está presente a governadora Raquel Lyra (PSD). Se no Sábado de Zé Pereira (14), os dois disputaram a atenção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no camarote do Galo da Madrugada, nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), eles voltaram a dividir o mesmo espaço, na Missa de Cinzas, que foi celebrada na Igreja Concatedral do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, a Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, durante a abertura da Campanha da Fraternidade.

Em tom eleitoral, os dois políticos enfatizaram os feitos de suas gestões na temática da Campanha. “O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a governadora Raquel Lyra. O tema deste ano é "Fraternidade e Moradia".

Assim como a chefe do Executivo Estadual, o prefeito do Recife seguiu a mesma linha. "O tema da Campanha desse ano é prioridade no Recife: o direito de ter um teto. Desde 2021, já garantimos mais de 6 mil unidades habitacionais, priorizando áreas como Roque Santeiro, Coelhos, Vila Brasil e Vila do Papel. Esse trabalho já transformou a vida de 1.736 famílias com a entrega de 7 conjuntos, a exemplo do Papa Francisco e do Encanta Moça, e seguimos no corre para levar dignidade a quem mais precisa. Além disso, nos morros, atuamos forte em outro grande desafio da nossa cidade, com proteção de encostas e o Programa Parceria, garantindo segurança para mais de 16 mil famílias", pontuou João Campos em suas redes sociais.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, falou da responsabilidade dos gestores públicos em disponibilizar habitação para a população. "O Estado tem papel fundamental na redução do déficit habitacional do nosso País. Nós, como Igreja, temos como dar sinais. Para resolver esse problema precisamos de políticas públicas sérias, que façam frente aos desafios da moradia. A quaresma, que se inicia hoje, deve ser lida e interpretada à luz da Ressurreição. É tempo de penitência com perspectiva de esperança”, declarou Dom Paulo Jackson.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, no Rio Grande do Norte. A partir de uma organização pastoral e comunitária, foi possível o lançamento de uma campanha nacional visando a evangelização e focada em temas sociais para promover a fraternidade.

Com o tema em 2026 sendo “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a moradia como direito fundamental e expressão concreta da dignidade humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário