terça-feira, 6 de abril de 2021

Juliana Notari debate sobre “Diva” e a relação entre arte e liberdade nesta terça (6)

 Conversa entre artista plástica e Bruna Pessoa de Queiroz, gestora da Usina da Arte, onde está a obra, será transmitida às 19h, no YouTube.com/SecultPE



Poucos assuntos ligados à arte tiveram a força de ocupar a mídia desde 2020, quando o assunto cotidiano são as agruras advindas da pandemia de Covid-19. “Diva”, criação da pernambucana Juliana Notari, uma vulva de 33 metros aberta no solo da Usina de Arte, galeria de arte à céu aberto em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, furou essa barreira e suscitou debates por todo o Brasil e pelo mundo. Essa repercussão, às vezes negativa, às vezes positiva, será o tema da conversa “Diva: Arte e Liberdade”, nesta terça-feira (6), transmitida no YouTube.com/SecultPE, às 19h.

Juliana Notari vai conversar com Bruna Pessoa de Queiroz, gestora da Usina da Arte, com mediação de Marcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da SecultPE, e apresentação da jornalista Michelle Assumpção.

“A despeito de toda revolução feminista e de avanços nas ciências, a vulva ainda é um tabu em nossa sociedade. Sua representação em espaços públicos - geralmente a partir de criações de artistas mulheres - sempre chocou, provocou ofensas e discussões misóginas e bizarras. ‘Diva’, de Juliana Notari, ainda despertou debates a respeito da exploração e invisibilização da mão-de-obra negra na execução da arte contemporânea”, destaca Michelle Assumpção.

A reflexão sobre a repercussão do trabalho, dentro do contexto das artes plásticas produzidas em Pernambuco, deve nortear o diálogo. “Vamos conversar sobre as polêmicas que aconteceram em torno da obra e ouvir de Juliana Notari sobre o processo de produção da ‘Diva’, que é um trabalho de vinte anos de pesquisa. Também queremos tratar da importância da instalação da Usina de Arte na Zona da Mata Sul de Pernambuco, que estimula um turismo que não surge no centro capital de Pernambuco, mas em um espaço de fronteira entre Pernambuco e Alagoas, com fluxo grande de pessoas dos dois estados”, detalha Marcio Almeida.

Serviço

Diva: Arte e Liberdade, com Juliana Notari e Bruna Pessoa de Queiroz

Mediação: Marcio Almeida

Apresentação: Michelle Assumpção

Terça-feira, 6 de abril, às 19h

YouTube.com/SecultPE

--
Portal Cultura PE
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3107 | 3184.3118 | 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário