sábado, 3 de abril de 2021

PE prorroga suspensão de cirurgias para evitar sobrecarga na saúde

        O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (1º) a prorrogação, até o dia 30 de abril, da suspensão de cirurgias eletivas, para evitar sobrecarga do sistema de saúde em meio à pandemia de Covid-19. Esses procedimentos são agendados, sem urgência, e demandam internação hospitalar.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a suspensão das cirurgias eletivas é para que haja vagas disponíveis para internar pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19. Além disso, a medida foi adotada para priorizar o uso de insumos e medicamentos para os pacientes graves com coronavírus.

O governo afirmou, ainda, que seguem mantidas cirurgias eletivas inadiáveis, como as de tratamento de câncer, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento.

Também seguirão ocorrendo as cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar. Consultas ambulatoriais e serviços de urgência e emergência estão mantidos.

Os servidores da Secretaria de Saúde que atuam nessas cirurgias eletivas que foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.

Nesta quinta-feira (1º), dia em que o comércio e serviços não essenciais foram autorizados a retomar as atividades, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado é de 96%.

         G1 Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário