quarta-feira, 3 de agosto de 2022

A dura disputa pelo voto do Recife para federal

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Com 1.215.146 eleitores, o Recife é o maior colégio eleitoral do estado, e são muitos os candidatos a deputado federal que possuem densidade eleitoral na capital pernambucana.No pleito passado, tivemos cerca de 800 mil votos válidos na capital pernambucana para deputado federal.

Dentre os postulantes que tentarão a reeleição destacam-se André Ferreira (PL), Daniel Coelho (Cidadania), Felipe Carreras (PSB), Luciano Bivar (União Brasil) e Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade), todos obtiveram mais de 25 mil votos na capital. Dos novatos, destaque para Maria Arraes (Solidariedade) e Pedro Campos (PSB), que entram no lugar de Marília Arraes e João Campos, respectivamente. No pleito anterior, Marília atingiu 54 mil votos e João foi o mais votado com 70 mil votos.

Ainda surgem como opção Mendonça Filho (União Brasil), que foi candidato derrotado ao Senado em 2018 e disputou a prefeitura do Recife em 2020 sendo novamente derrotado mas que obteve expressivas votações na cidade, e Clarissa Tércio (PP), que pode obter expressiva votação nas eleições deste ano por ser um dos principais expoentes do bolsonarismo na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Sair bem votado do Recife é sinônimo de uma boa largada rumo a uma vitória na Câmara dos Deputados, porque um bom desempenho na capital irradia para a região metropolitana com boas chances de ampliação dos votos e garante uma boa retaguarda para a disputa no restante do estado. Os candidatos deverão concentrar esforços significativos para que possam lograr êxito na capital e consequentemente obter cadeira cativa na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário