Do Blog Cenário – A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de pesquisa do Instituto Potencial, contratada pela Folha de Pernambuco. O levantamento registrado sob protocolo PE-01529/2022 seria divulgado nesta quinta-feira (27). De acordo com o pedido feito pelo jurídico da campanha de Raquel Lyra (PSDB), há ausência de trabalho de campo na coleta, já que as entrevistas são feitas por telefone.
Segundo a denúncia, não é possível atender à proporcionalidade de cada região com este tipo de metodologia. O desembargador eleitoral Rogério Fialho Moreira, entretanto, não concordou com o argumento.
O jurídico do PSDB-Cidadania ainda diz na ação, que houve divergência entre o plano amostral e o questionário nos quesitos de faixa etária, grau de instrução e renda familiar, o que foi acatado pelo desembargador, que decidiu conceder a liminar suspendendo a divulgação. Em caso de descumprimento, Rogério Fialho ainda estipulou multa de R$ 30 mil. O Instituto Potencial tem dois dias para apresentar defesa contra as denúncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário