domingo, 30 de outubro de 2022

Balanço do TSE mostra que 926 urnas foram trocadas até 9h40 deste domingo de eleição

 



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço parcial que mostra que, até as 9h40 de hoje, 926 urnas eletrônicas haviam sido substituídas nas zonas eleitorais de todo o país. Esse número corresponde a 0,17% do total de 472.075 urnas eletrônicas disponibilizadas para a votação.

O balanço do TSE também apontou que não houve necessidade de recorrer ao sistema de votação manual até o momento.

A votação, que começou às 8h, termina às 17h (horário de Brasília) deste domingo. Neste segundo turno das eleições, os brasileiros escolhem candidatos para presidente da República e doze estados também vão escolher seus governadores.

Pouco mais de 156 milhões de eleitores em todo o país estão aptos a comparecer às urnas. O número total de eleitores este ano é 6,2% maior em relação às eleições de 2018, quando estavam aptos 147,3 milhões de pessoas.

Mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Os homens são 74 milhões (47%). Outras 36,7 mil pessoas não informaram o gênero. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação.

O resultado começa a ser divulgado ao final da votação, a partir das 17h, em Brasília. A contagem dos votos no Brasil acontece em velocidade diferente nos estados principalmente por questões de infraestrutura de telecomunicação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Historicamente, o Distrito Federal e estados do Sul e do Sudeste terminam a apuração antes, enquanto Norte e Nordeste demoram mais para finalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário