Vereador Bruno da Luz
Nesta quarta-feira (02), durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Bruno da Luz, do Cidadania, apresentou o requerimento parlamentar de n° 446/2°, aprovado por unanimidade, que solicita ao Governo do Estado a inclusão do município de Garanhuns no programa Ilumina PE que pretende realizar a troca de até 35 mil lâmpadas de Leds nos munícipios pernambucanos, contribuindo com o combate a violência e a criminalidade.
Bruno da Luz pontuou que os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram Garanhuns como uma das 50 cidades mais violentas do país. No ranking de Pernambuco, Garanhuns aparece como a quarta cidade mais violenta do estado, atrás de Cabo de Santo Agostinho (1º) Vitória de Santo Antão, (2º) São Lourenço da Mata (3º). Em 5º aparece Jaboatão. Todas estas estão na lista das 50 cidades mais violentas de PE.
“Esse é um diagnostico preocupante. Nós, enquanto representantes da população, não podemos ficar inertes a essa pauta fundamental para a população. Garantir que o nosso município seja incluído no programa Ilumina PE é fundamental para trazer mais segurança para a população”, afirmou Bruno que concluiu: “A iluminação pública adequada tem o papel de orientar toda a dinâmica urbana durante o período noturno e facilitar o trajeto do cidadão. Além disso, para a ciência criminal, a presença da iluminação pública tem se mostrado como um fator para a diminuição da criminalidade em espaços públicos.”
ILUMINA PE - Em relação à iluminação pública, também foi divulgada a troca de até 35 mil lâmpadas de Leds nos municípios, por meio do novo programa Ilumina PE, nos territórios que concentram mais de 90% dos crimes violentos patrimoniais.
A nova política promete ser efetivada através do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social; Observatório do Crime e da Violência; Sistema Estadual de Inteligência; Sistema Estadual de Prevenção à Violência; e Plano Estadual de Segurança e Defesa Social. No que diz respeito ao Plano, está prevista uma forte participação social, através da escuta popular. A partir de então, o Plano terá três eixos: atuação nos territórios, governança integrada, projetos, ações estratégicas e novos parâmetros de dados para definição de metas.
Por: Gustavo Henrique
Assessoria de Imprensa – Vereador Bruno da Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário