segunda-feira, 8 de abril de 2024

Após furto a Igreja, Padre censura “Política de Pão e Circo” e cobra Ações de Segurança e de Saúde em Garanhuns.

 Por Carlos Eugênio/Augusto César

Ao comentar um caso de furto na Paróquia junto aos Fiéis Católicos que participavam da Missa Dominical, na manhã desde domingo, dia 7, na Igreja de São Sebastião, em Garanhuns, o Padre Nivaldo Alves, cobrou providências das autoridades Estaduais e Municipais em relação a garantia da segurança no Município. A Missa foi transmitida ao vivo pela Rádio Sete Colinas.

O Religioso cobrou ações dos governos Estadual e Municipal, bem como dos Vereadores, na busca por ações que garantam a segurança, não apenas das Igrejas, mas dos Cidadãos e seus Bens. Citando também os problemas relacionados a Saúde Pública e a Infraestrutura, o Padre registrou as deficiências no atendimento prestado no Hospital Regional Dom Moura e censurou o que classificou de “Política de Pão e Circo”, vivenciada em Garanhuns.

Clique em player para assistir ao Vídeo.

“Festival, Festa, milhões gastos…; saúde zero, segurança zero, saneamento zero… estrada que você afunda o carro dentro delas. Mas quem não presta é o Padre. É Ele que não presta! (possivelmente por falar desses problemas). A Política do Pão e do Circo. Eu dou a esmola e mando bater tambor para que embriagados não vejam o que está acontecendo. E assim num País e num lugar de cegos, quem tem um olho é Rei”, destacou o Padre Nivaldo Alves.

FURTO A PARÓQUIA – Na madrugada da última quarta-feira, dia 3, portas e espaços da Igreja de São Sebastião foram arrombados e uma série de equipamentos que vinham sendo usados nas obras de construção do Salão Paroquial foram levados, representando num prejuízo estimado em cerca de R$ 12 mil reais. 

Um dos suspeitos, identificado como Jackson Miranda da Silva, e que tem várias passagens pela Polícia por crime de furto, foi preso ainda na quarta-feira, pela equipe da 1ª Delegacia de Garanhuns. A Prisão foi flagrante, já que o Criminoso foi apanhado pela Polícia Militar, enquanto tentava arrombar uma residência na mesma noite do furto contra a Paróquia. Não há informações se os equipamentos foram recuperados. O Criminoso foi colocado à disposição da Justiça pela Polícia Civil. 

O que foi a política Pão & Circo

A política do pão e circo foi um método de governo na Roma Antiga, que consistia na distribuição de pão e trigo, além da implementação de espetáculos públicos.

Com o império romano em expansão, problemas com saneamento, saúde e atendimento às necessidades do povo se tornaram maiores. Porém, também era notável que as chances de rebelião eram bem menores quando o povo tinha acesso a comida e entretenimento. Essa política foi implementada pela primeira vez por Otávio Augusto, o primeiro imperador romano, que governou de 27 a.C. até 14 d.C. E ela foi bem efetiva na época para conter uma revolta popular e viabilizar a contínua expansão do império.

.busto do imperador Otávio Augusto

O primeiro imperador romano, Otávio Augusto, já praticava a Política do Pão e Circo

O alimento em questão consistia em pão e cereais como o trigo, que eram distribuídos para a população da cidade ou vendidos a preço bem baixo. Já o entretenimento podia vir na forma de música, circos, teatros ou arenas para lutas.Coliseu sob o pôr do sol

Arenas de luta forneciam entretenimento à população romana

Nenhum comentário:

Postar um comentário