
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na noite desta terça-feira (28), a iluminação natalina do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, integrando -se ao contexto do evento Encantos do Natal

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou, na noite desta terça-feira (28), a iluminação natalina do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, integrando -se ao contexto do evento Encantos do Natal
![]() |
| Foto: Divulgação |
A Lei 18.929/2025 de autoria do deputado Coronel Alberto Feitosa proíbe que macas das ambulâncias que levam pacientes para as emergências fiquem retidas nas unidades de saúde.
Uma grande conquista para melhoria no serviço de saúde de Pernambuco. Pacientes em estado grave nos municípios de todo o Estado de Pernambuco enfrentam hoje um drama frequente: a demora na chegada de ambulâncias porque macas ficam retidas em hospitais, sem liberação imediata por falta de leitos. Essa prática paralisa ambulâncias e equipes do SAMU e também de outros serviços de urgência, deixando de atender quem ainda aguarda socorro.
A Lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Isso acontece quando a governadora não se posiciona sobre um Projeto de Lei aprovado e o devolve para Alepe sem se posicionar. “O estabelecimento poderá ser multado em até 5mil reais com esta Lei. Essa é uma forma de colocar um fim num erro que acontece para tamponar a falta de leitos no estado”, disse o deputado Coronel Alberto Feitosa.
A Lei proíbe não só a retenção de macas, mas também de equipamentos e equipes dos serviços pré hospitalares móveis de urgência e emergência por estabelecimentos de saúde públicos e privados em todos estado de Pernambuco.
Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na última terça-feira (28), a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (29), um evento em homenagem aos funcionários públicos do Estado, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A celebração, exclusiva para servidores estaduais, integrou o conjunto de ações do Governo voltadas à valorização do funcionalismo público.
“Temos trabalhado com diálogo, seja nas discussões salariais, na construção de políticas públicas ou nas estratégias de valorização do servidor para que possamos ter um serviço público mais eficiente, que gere resultados. Ninguém faz nada sozinho. Temos um time engajado e comprometido, trabalhando para entregar o melhor à população pernambucana. Agradeço por ter tanta gente massa que se dedica a fazer o bem”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Presente no evento, a vice-governadora Priscila Krause ressaltou a importância do serviço público e o papel transformador dos servidores. “Todos aqui fazem parte de um grupo que, ao passar em um concurso público, escolhe servir às pessoas. Que cada um se sinta motivado diariamente em suas funções, para que possamos transformar cada vez mais a vida dos pernambucanos”, afirmou.
O encontro contou com apresentações culturais da Banda da Polícia Militar e da Orquestra Criança Cidadã, além de sorteios de prêmios para os servidores. Os participantes puderam ainda conferir uma exposição com projetos e ações de diversos órgãos estaduais.
“Hoje é um dia de festa, com a representatividade de todos os órgãos do Estado. Um momento para parabenizar o servidor público que tanto faz por Pernambuco e por sua gente”, declarou a secretária de Administração, Ana Maraíza.
Servidor há 15 anos e atualmente gestor governamental na Secretaria de Administração, Luís Araújo falou sobre o privilégio de atuar no serviço público. “O Governo de Pernambuco tem a satisfação de contar com os melhores servidores do Brasil. São pessoas dedicadas, com diversas formações, mas com um mesmo propósito: o cidadão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É isso que nos traz alegria”, pontuou.
Participaram do evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Gilson Monteiro (Educação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ivete Lacerda (Esportes), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Manuca de Zé do Povo (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Renato Cirne (Controladoria Geral do Estado), Flávio Mota (Fazenda), Juliana Gouveia (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Yanne Teles (Criança e Juventude), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Mariane Cavalcanti (interina de Defesa Social).
Essa iniciativa tem sido uma das prioridades do Deputado Estadual Izaias Régis e da Governadora Raquel Lyra, ja nas primeiras semanas de outubro, ja foi realizada ações de regularização fundiária que podem beneficiar mais de 5,5 mil famílias pernambucanas com a entrega do título definitivo de propriedade de seus imóveis.
Entrega de títulos: A Perpart entregou 575 títulos de propriedade definitiva às famílias das COHAB 1 e 2 em Garanhuns em julho de 2025.
As atividades, que integram o Programa Morar Bem Pernambuco, envolvem reuniões de partida, nessas ocasiões, os moradores podem tirar dúvidas, conhecer os critérios legais e compreender as etapas do processo que garantirá o tão esperado documento de propriedade — um marco de segurança e dignidade para as famílias de Garanhuns
Gratidão pela receptividade a Gestora Cássia Gueiros e todos os funcionários e colaboradores responsáveis pela análise de documentos e orientações.
![]() |
| Foto: Divulgação |
O grupo político liderado pela prefeita Rivanda Freire (PSD) e pelo vice-prefeito Leidson segue cada vez mais fortalecido em Jupi. A gestora reuniu, nesta quarta-feira (29), seu secretariado, vereadores e lideranças locais em um encontro que reafirmou o compromisso conjunto com o deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) — parceiro constante do município em diversas frentes de trabalho.
Estiveram presentes na reunião os secretários Douglas Tobias (Administração), Nilda Costa (Articulação Política), Rezilda Cavalcante (Cultura) e Islande Lima (Infraestrutura), além de 11 dos 12 vereadores jupienses: Antônio da Santa Rita (presidente da Câmara), Antônio da Colônia, Fábio da Raposa, Dielson, Paulo César, Vanderleia Almeida, Joselma Borges, Ricardo (licenciado e atual secretário de Agricultura), Nal de Roque e Adriano Nego da Colônia. O vereador Jeffeton Monteiro também participou do encontro, reforçando o diálogo com o grupo.
Durante a reunião, prefeita, vereadores e secretários expressaram gratidão e reconhecimento pelo trabalho que o deputado Romero vem desenvolvendo em Jupi desde 2022 — resultado de emendas parlamentares e articulações políticas que garantiram pavimentação de ruas, perfuração de poços, abastecimento d’água, transporte para TFD, apoio a eventos culturais e esportivos, além de investimentos em educação e saúde.
Romero destacou que o carinho e a confiança do povo de Jupi são o combustível que o motiva a seguir trabalhando ainda mais pelo município.
“Sou muito grato a Jupi, ao povo e às lideranças que acreditam no nosso trabalho. Ter recebido o título de cidadão jupiense é uma honra que carrego com alegria e responsabilidade”, afirmou o deputado.
A parceria entre o mandato de Romero Sales Filho e a gestão municipal segue firme, com novas articulações junto ao Governo do Estado para estradas vicinais, pavimentações, construção e ampliação de escolas e entrega de equipamentos agrícolas, fortalecendo a infraestrutura e as oportunidades no município.
Com o empenho da prefeita Rivanda Freire, o apoio do vice-prefeito Leidson, o comprometimento dos secretários e o respaldo quase unânime da Câmara de Vereadores, Jupi vive um momento de unidade política e de resultados concretos, consolidando-se como um exemplo de gestão participativa e de trabalho conjunto pelo desenvolvimento do município
Para o deputado Izaías Régis, “este é um momento de satisfação para o governo e seus aliados”. Ele ressaltou, no entanto, que “o grande desafio da nossa base é converter essa aprovação em intenção de votos”. Conforme o parlamentar, “essa aprovação de 57 % mostra que o governo é reconhecido pela população, mas quando nos voltamos para a estimulação de intenção de voto, o nosso adversário ainda aparece à frente”. Ele alertou que “a pesquisa não decide eleição, mostra apenas o momento”, e reforçou: “até o dia da eleição tudo pode mudar, mas esse é trabalho contínuo e exige organização”.
Por Edmar Lyra
A pesquisa Datafolha divulgada ontem trouxe o que outros institutos já haviam captado, que era a recuperação da governadora Raquel Lyra eleitoralmente e da avaliação do seu governo. Os números não mentem: Raquel teria 57% de aprovação, e ao que tudo indica essa melhora da avaliação tende a continuar a crescer.
O que ainda coloca em dúvida a reeleição da governadora é o fato de ela ter como adversário o prefeito João Campos, talvez um levantamento com outro adversário já mostrasse a superioridade numérica de Raquel. Além de bem-avaliado, João Campos é uma espécie de entidade, saindo da lógica da política tradicional.
Além da sua própria capacidade de comunicar com os eleitores, João Campos representa um legado histórico em Pernambuco. É o legítimo herdeiro de Miguel Arraes e de Eduardo Campos, que por cinco oportunidades governaram Pernambuco. Mas apesar do favoritismo de João Campos, que tem entre 22 e 23 pontos de vantagem sobre a atual governadora, o Datafolha foi categórico ao mostrar que se em novembro de 2024 os números de um outro instituto apontavam para um passeio de João Campos, os números de outubro de 2025 mostram que terá eleição em Pernambuco.
João Campos terá consigo a missão de manter essa frente em torno de 20 pontos até abril, quando ele deverá renunciar a prefeitura do Recife para poder ficar apto a disputar o governo, Raquel Lyra, por sua vez, terá que manter o ritmo de crescimento observado ao longo de 2025 e acelerar gradativamente até abril e depois nas convenções para poder conquistar partidos e apoios para a sua reeleição.
Não será surpresa Raquel continuar tracionando e chegar na eleição com mais de 65% de aprovação. Ela só não tem isso ainda por conta do eleitor metropolitano, que foi sempre o último a abraçar Eduardo Campos, Miguel Arraes e Paulo Câmara, que sempre observa os governadores com restrições até eles mostrarem serviço. Mas para isso ela tem intensificado as ações e os investimentos e aposta nas entregas para chegar competitiva.
É indiscutível a força de quem está no governo tentando a reeleição. O ex-governador Paulo Câmara chegou a ter 74% de desaprovação em abril de 2017, de acordo com o instituto Uninassau na época. Em 2018, esse panorama se manteve por todo o primeiro semestre, o Ibope apontou em agosto que Paulo tinha 31% de aprovação e 61% de desaprovação. Mesmo assim, o então governador venceu a disputa em primeiro turno. A diferença fundamental para o pleito de 2018 é que Raquel não é Paulo, e está bem-avaliada, e João Campos não é Armando Monteiro, e lidera com certa folga as pesquisas. Em síntese, a eleição de 2026 que há um ano parecia resolvida, mostra que teremos disputa e promete ser uma das mais emocionantes da história.
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação de Polícia Judiciária “Cálice Quebrado”, com o objetivo de combater crimes relacionados à posse e compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.
A ação foi coordenada pela 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns (18ª DESEC), com apoio da 2ª Delegacia de Polícia da cidade, e contou com mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Garanhuns.
As diligências foram realizadas simultaneamente em duas residências localizadas no bairro Boa Vista, onde moram dois homens investigados. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos e mídias digitais, incluindo computadores, celulares e HDs externos. Todo o material foi devidamente lacrado, fotografado e encaminhado à sede da 18ª DESEC.
De acordo com a Polícia Civil, os equipamentos serão submetidos à perícia técnica, a fim de verificar a existência de arquivos com conteúdo pornográfico infantojuvenil, o que motivou a deflagração da operação.
A ação foi supervisionada pelos delegados Dr. Everton Bastos, titular da 18ª DESEC, e Dr. Patrick Dias, da 2ª Delegacia, com o apoio operacional do Núcleo de Inteligência da 18ª DESEC.
Todos os procedimentos seguiram o protocolo legal de cadeia de custódia e registro de provas, garantindo a integridade do material recolhido para posterior análise pericial.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que os resultados dos exames periciais serão fundamentais para confirmar ou descartar o envolvimento dos investigados em crimes de pornografia infantil.
Do Portal Agreste Violento
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Na manhã desta quarta-feira (29), a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, sob a coordenação do delegado Victor Hugo, prendeu em flagrante Carlos Robertson Godoi Caetano, Jadson Iago Barboza da Silva e José Rodrigo Barros Viturino, suspeitos de envolvimento em uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de tentativa de morte).
As diligências tiveram início após uma das vítimas procurar a delegacia relatando que, por volta da 1h da madrugada, enquanto retornava para casa acompanhada de duas amigas, foi surpreendida por três homens armados com facas. Durante o assalto, os criminosos roubaram os celulares das jovens e uma carteira.
Ao reconhecer um dos assaltantes, a vítima foi golpeada e sofreu ferimentos graves.
De posse das informações, a equipe de investigação localizou Jadson Iago, que confessou a participação no crime. Em seguida, Carlos e Rodrigo foram encontrados nas imediações da Rua Floriano Portela, no bairro Magano, onde também admitiram envolvimento no delito.
Com Carlos, os policiais recuperaram um dos celulares roubados, pertencente a uma das vítimas.
Os três suspeitos foram autuados em flagrante e permaneceram à disposição da Justiça. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos envolvidos, devido à gravidade do crime e ao risco à ordem pública.
Do Blog do Carlos Eugênio

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu alerta aos Prefeitos de diversos municípios pernambucanos pelo descumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão do excesso de despesas com pessoal em relação à receita corrente líquida.
Por Edmar Lyra
Após uma intensa missão internacional na China e Dinamarca, cumprindo diversos compromissos institucionais e apresentando Pernambuco como potencial para abarcar novos investimentos, a governadora Raquel Lyra retorna ao Estado com muito o que comemorar.
A reta final da agenda incluiu a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals em Suape, acelerando em sete anos o projeto, que certamente trará boa tração econômica para o Complexo Portuário, e uma visita ao Danish Technological Institute (DTI) para firmar parcerias voltadas à inovação industrial, transferência de tecnologia e capacitação profissional. Isso possibilitará um cenário competitivo e benéfico do ponto de vista da geração de emprego e renda, fortalecendo também o ambiente de negócios.
Na China, uma das maiores potências comerciais do mundo atual, a gestora também fechou um circuito que deve proporcionar novas rotas de importação e exportação, também beneficiando Suape. A atração de parceiros estratégicos também foi um mote no país asiático, e multinacionais de peso devem desembarcar em breve em solo pernambucano. Além disso, o intercâmbio que possibilitará a ida de universitários pernambucanos para a China também é peça fundamental na valorização da educação, capacitação de novos profissionais, simbolizando um importante marco de cooperação entre governos, que deve ter novos capítulos em breve.
A governadora volta com a bagagem carregada de projetos que fortalecem a estrutura industrial e tecnológica e pavimenta o caminho para novas relações comerciais de Pernambuco. Raquel Lyra também valorizou o capital humano do Estado ao garantir a presença de universitários pernambucanos do outro lado do mundo. A semente lançada nos últimos dias já está dando frutos para todo o Estado.
A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (28) mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na liderança da corrida pelo Governo de Pernambuco. No cenário principal, ele aparece com 52% das intenções de voto, contra 30% da governadora Raquel Lyra (PSD). Eduardo Moura (Novo) tem 4%, Gilson Machado (PL) registra 3% e Ivan Moraes (PSOL) aparece com 1%. Brancos e nulos somam 8%, e 2% não souberam responder.
Sem o nome de Gilson Machado, João Campos mantém a dianteira, com 53%, enquanto Raquel Lyra marca 31%, seguida por Eduardo Moura (4%) e Ivan Moraes (1%). Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, João Campos e Raquel Lyra aparecem empatados com 23% cada.
Em um eventual segundo turno, João Campos venceria a governadora por 58% a 35%, com 6% de brancos e nulos e 1% de indecisos.
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, em 43 municípios de Pernambuco, com 1.022 entrevistas presenciais. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Por Carlos Eugênio

Construção civil está entre os três setores que mais empregam e crescem em meio ao desenvolvimento positivo do município
Por Carlos Eugênio

A PE-177, rodovia estadual marcada por diversos acidentes, muitos com vítimas fatais, vai passar a contar com Lombadas Eletrônicas. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 2 de outubro.
Visando estimular o turismo de Pernambuco, a vice-governadora Priscila Krause comandou reunião de trabalho, nesta segunda-feira (27), em Buenos Aires, com a operadora turística All Seasons, uma das principais empresas do setor no país, reconhecida por ser campeã de vendas de pacotes para o Brasil, em especial para o Nordeste. O encontro teve como objetivo aprofundar as conversas entre o Governo e a operadora, especialmente oportunizando pacotes para Pernambuco, visto que a Argentina é o maior emissor de turistas para o Estado.
“É muito bom fortalecer essas parcerias e construir novas oportunidades para o turismo de Pernambuco. A All Seasons é uma das operadoras que mais levam argentinos ao nosso Estado, especialmente para Porto de Galinhas, e queremos seguir ampliando essa presença para outros destinos pernambucanos e, assim, consolidar Pernambuco como o destino preferido dos turistas da Argentina”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.
No ano passado, Pernambuco recebeu 9.198 turistas argentinos. Já em 2025, até o mês de setembro, foram 23.349. Os argentinos vêm a Pernambuco principalmente pelos atrativos naturais e climáticos do Estado, como sol e praia, a natureza e a cultura. O povo pernambucano e a gastronomia são outros atrativos de viagem para o Estado.
“Pernambuco é um destino muito especial para os argentinos, pela hospitalidade do seu povo e pela excelente estrutura turística que oferece. Há 35 anos, promovemos o destino e seguimos com a mesma satisfação de sempre. Estamos muito felizes em fortalecer essa parceria com a Empetur e com o Governo do Estado”, diz o fundador da operadora All Seasons, Gabriel Mario Sanchez
A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) conta com estratégias de marketing e comunicação para divulgar o Estado como destino turístico na Argentina. As ações incluem participações em roadshows, feiras de turismo, realização de famtours (roteiro organizado para que profissionais do setor conheçam atrativos, produtos e serviços de um destino), além de um bom relacionamento com os operadores turísticos.
“A All Seasons é uma grande parceira de Pernambuco, promove nosso Estado no mercado argentino e contribui diretamente para o crescimento do fluxo de turistas internacionais. Nosso objetivo é seguir estreitando a relação do Governo de Pernambuco com os principais operadores, fortalecendo parcerias que resultem em mais visitantes e mais desenvolvimento para o nosso Estado”, apontou o diretor-presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Um observador da cena política fez a seguinte avaliação: apesar de o cargo de ministro ser uma função extremamente prestigiada, não tem se traduzido em sucesso eleitoral para os detentores da função nas últimas eleições. Exemplos? Armando Monteiro foi ministro de Dilma Rousseff e acabou perdendo o governo em 2018, Mendonça Filho e Bruno Araújo foram ministros de Michel Temer e acabaram derrotados para o Senado Federal em 2018.
Na disputa de 2022, Gilson Machado Neto foi ministro de Jair Bolsonaro e também acabou derrotado para o Senado. As exceções no período recente foram Fernando Bezerra Coelho, ministro de Dilma, que acabou se elegendo senador em 2014, e Eduardo Campos, ministro de Lula no primeiro governo, acabou se elegendo governador em 2006, mas Humberto Costa que também foi ministro não teve a mesma sorte naquela eleição.
Por Carlos Eugênio

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, esteve em Garanhuns nesta segunda-feira, dia 27, acompanhando, ao lado do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), do Vice-prefeito Eraldo Ferreira (PT) e do deputado Estadual Cayo Albino (PSB), as ações da Carreta “Agora Tem Especialistas” e as obras do Hospital de Amor, ambas iniciativas do Governo Federal em parceria com o Município.

Por Carlos Eugênio
A grave crise do transporte coletivo em Garanhuns foi o principal tema da reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), realizada no dia 21 de outubro e registrada no Diário Oficial dos Municípios na última quinta-feira, dia 23.