Deputado Joaquim Lira - Roberto Soares/Alepe |
O deputado estadual Joaquim Lira (PV) admitiu na quinta-feira (18/5) ser o novo nome que a governadora Raquel Lira (PSDB) defende para ocupar a vaga da conselheira Teresa Duere no Tribunal de Contas do Estado, que antecipou em dois meses a aposentadoria.
“Só na terça à noite, a governadora me chamou para anunciar o apoio. Me senti lisonjeado. Estamos conversando, articulando com os pares”, declarou Joaquim Lira, natural do município de Vitória de Santo Antão e que está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa.
À tarde o deputado havia sido questionado sobre a possibilidade de ter o respaldo da chefe do Executivo e negou: "Se eu sou o candidato dela, ela ainda não me avisou", comentou, em meio ao zum-zum-zum nos corredores da Assembleia.
Diante do apoio da governadora a Joaquim Lira, o também deputado Kaio Maniçoba (PP) retirou sua candidatura. "Acordo é para ser cumprido", disse o deputado. "Eu dei a palavra ao deputado Joaquim Lira que votaria nele se a gente entendesse que ele era o melhor candidato para ganhar a eleição. Um conjunto de forças que nos apoiam entendeu que ele era melhor candidato do que eu", declarou Maniçoba. Há algumas semanas os dois fizeram um pacto de abrir mão da candidatura para quem conseguisse mais retaguarda para entrar na disputa.
Joaquim Lira é o segundo nome a ter ventilado o apoio da governadora. O primeiro foi o de Débora Almeida (PSDB). Raquel Lyra apostava em uma mulher para ocupar a vaga de Teresa Duere, primeira mulher a compor o colegiado do TCE. Mas a deputada declinou da proposta. Tirou dos ombros o peso de articular sozinha uma candidatura, cujo principal adversário, Rodrigo Novaes (PSB), tem o presidente da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), como principal cabo eleitoral.
Mais discreto que seu principal concorrente, Joaquim Lira contabiliza os votos, apostando que ainda dá tempo de conquistar a maioria simples de 25 votos, entre os 49 parlamentares. Oficialmente permanecem na disputa, além de Novaes e Lira, o estadual Francismar Pontes (PSB); o federal Guilherme Uchoa Júnior, que avalia a possibilidade de também retirar seu nome, e o ex-deputado Tony Gel, que depois de ser indicado para a Copergás estuda sair do páreo. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário