Nas eleições passadas, Marília Arraes sai candidata ao governo do Estado, indo ao segundo turno com a candidata Raquel Lyra. Sebastião Oliveira foi seu candidato a vice
Por Jamildo Melo
Marilia Arrae e Humberto Costa - Foto:Leo Caldas/Divulgação |
Com algum atraso, depois de entregar a Sudene para o ex-deputado federal Danilo Cabral, o governo Lula deve anunciar em breve o nome de dois aliados em Pernambuco no comando da estatal Hemobras.
A empresa de hemoderivados vai ser administrada por Sebastião Oliveira, tendo a ex-deputada federal Marília Arraes como diretor.
Nas eleições passadas, Marília Arraes sai candidata ao governo do Estado, indo ao segundo turno com a candidata Raquel Lyra. Sebastião Oliveira foi seu candidato a vice.
Os adversários chegaram a especular que, sem mandato, Marília Arraes iria para uma secretaria com Yves Ribeiro, de Paulista, um dos primeiros prefeitos a lhe angariar apoio, contra o candidato de Paulo Câmara, Danilo Cabral.
No comando da indústria, um dos desafios da dupla será ajudar o senador Humberto Costa, que se lançou na missão de discutir o papel e os rumos da Hemobrás e da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, que coloca a estatal como estratégica para a redução da dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos.
No começo do mês, em mensagem enviada aos vereadores do Recife, o senador Humberto Costa destacou a “importância do complexo de hemoderivados para o estado de Pernambuco e para o Brasil, não apenas para atender às demandas do Sistema Único de Saúde, como também para o desenvolvimento regional do nosso estado.”
A sede administrativa fica, no Recife, e a fábrica, em Goiana. A fábrica da Hemobrás em Goiana deveria ter sido concluída em 2016.
A Câmara Municipal do Recife (CMR) já chegou a realizar uma reunião pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, liderada pelo senador Humberto Costa (PT) e organizada no legislativo municipal pela vereadora Liana Cirne (PT).
Estiveram presentes, além de Humberto Costa, a senadora pelo Rio Grande do Norte Zenaide Maia (PSD), representantes dos conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, da Fiocruz, do Hemope, deputados estaduais e vereadores do Recife, além dos reitores Alfredo Gomes (UFPE), Marcelo Carneiro Leão (UFRPE), Maria do Socorro Mendonça (UPE), do diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPE, Luiz Alberto Reis Mattos, e da diretora da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, Dione Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário