Por Edmar Lyra
Em campos opostos na política estadual, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, estão em vias de protagonizar o primeiro embate político. A primeira vaga do TCE foi interpretada como uma vitória pessoal do presidente Álvaro Porto, que viu Eduardo Lyra Porto receber 47 dos 49 votos possíveis na Alepe. Mas a segunda é tida como um embate entre o deputado estadual Rodrigo Novaes e o deputado estadual Joaquim Lira, tendo o deputado federal Guilherme Uchoa Junior correndo por fora para tentar surpreender.
Apesar de Lira e Novaes estarem na disputa, a classe política tem avaliado que o primeiro grande teste da caneta da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos será a eleição do TCE na próxima terça. Raquel tenta viabilizar Joaquim, enquanto Campos aposta em Novaes.
Os dois precisam entrar em campo no final de semana para garantir os 25 votos necessários para uma eleição no primeiro turno, caso nenhum atinja essa quantidade de votos, a Alepe terá segundo turno e a dúvida seria sobre quem protagonizaria a disputa, se entre Joaquim e Rodrigo ou se Uchoa surpreenderia um deles e chegaria fortalecido na reta final.
Este primeiro grande embate entre as duas principais forças políticas do estado poderá ser determinante para os novos movimentos com vistas a 2024, ano da reeleição de Campos no Recife, e 2026, quando ambos podem se enfrentar pelo Palácio do Campo das Princesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário