quarta-feira, 24 de maio de 2023

Vitória da articulação política

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

A eleição para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizada ontem colocou frente a frente o governo de Pernambuco de um lado e a prefeitura do Recife e a Alepe de outro. O presidente Álvaro Porto bancou a construção de Rodrigo Novaes, que por sua vez tinha o interesse direto do prefeito João Campos na sua vitória. Havia um desafio muito grande para o PSB após o partido perder sua hegemonia no estado para a oposição nas eleições do ano passado, e em jogo duas vagas de conselheiro do TCE.

Mas o diálogo do prefeito com o presidente Álvaro Porto teve papel determinante para que a construção do projeto de eleger Rodrigo Novaes conselheiro do TCE fosse adiante e se concretizasse com 30 votos dos 49 possíveis. O convencimento dos parlamentares teve uma participação efetiva destes dois atores políticos, cujo movimento de retirada da candidatura de Francismar Pontes no último sábado evitou a possibilidade de um segundo turno, que poderia caminhar para o imponderável.

Rodrigo Novaes, que estava no quarto mandato na Alepe, tendo sido secretário de Turismo no governo Paulo Câmara, chega ao Tribunal de Contas do Estado e ficará no cargo de conselheiro até 2056. A vitória do novo conselheiro é, sem sombra de dúvidas, o resultado de uma construção realizada por várias mãos, reforçando a liderança de Álvaro Porto dentro da Alepe e mantendo o protagonismo político do prefeito João Campos, que ao obter mais uma expressiva vitoria, dá mais um importante passo na construção da sua reeleição em 2024, e se fortalece também para ser uma alternativa para enfrentar a governadora Raquel Lyra na disputa em 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário