O Vereador e Vice-presidente da Casa Raimundo de Moraes, teve mais uma requerimento aprovado pelos seus pares, nesta quarta-feira, dia 24 de maio, o requerimento pleiteado versa sobre que o município de Garanhuns institua o Programa Escola Aberta.
O meu requerimento apresentado se justifica pela falta de opção de lazer, cultura e convívio social que afetam crianças, jovens e adultos, sobretudo nas camadas mais pobres da nossa cidade, desestimulando os estudos, reduzindo as possibilidades de expressão e criatividade, com sérios prejuízos para a formação de crianças e jovens, que tendem a canalizar suas potencialidades para a cultura da violência e para a morte precoce.
A fragilidade do vínculo da comunidade com a escola, que tem pouco acesso ao prédio escolar, desconhece o processo pedagógico ali desenvolvido, e é levada a pensar que não tem capacidade para influir na definição dos rumos da educação oferecida. Por isso a escola muitas vezes se torna alvo de assalto, chacina e depredações por parte de membros da sua própria comunidade.
A abertura das escolas não apenas nos horários de aula, mas também nos fins de semana e férias permite complementar o processo desenvolvido nas aulas regulares com vivências prazerosas e criativas; fortalecer o vínculo da comunidade com a escola para que passe a preservá-la com maior convívio entre as pessoas criando laços afetivos e de respeito.
A ideia central do programa é estimular a abertura das escolas nos finais de semana e disponibilizar espaços alternativos que possam atrair jovens. Essa estratégia resulta da observação de experiências bem-sucedidas em vários países, onde o trabalho com jovens, nas dimensões artísticas, culturais e esportivas, constitui excelente forma de prevenção da violência, justificou em sua fala o Vereador JucaViana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário