quarta-feira, 17 de maio de 2023

Uma demonstração de força

 

Foto: Lucas Patrício

Por Edmar Lyra

A eleição para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco ocorrida ontem, que oficializou, por aclamação, a escolha de Eduardo Lyra Porto para a vaga de Carlos Porto, foi uma grande demonstração de força e prestígio do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto.

O chefe do legislativo estadual obteve 49 votos na disputa pela presidência em fevereiro, e passados quase três meses de sua gestão, ele atingiu novo êxito com a escolha de Eduardo, que obteve 47 votos dos 49 possíveis. Isso, sem sombra de dúvidas, abre o caminho para que Álvaro continue sendo um importante eleitor na disputa pela segunda vaga, que ocorrerá na próxima semana para a escolha do substituto de Teresa Duere, que oficializou sua aposentadoria na última segunda-feira.

A disputa começou a se afunilar com a desistência da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), e possui quatro nomes ainda colocados, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) e os deputados estaduais Joaquim Lira (PV), Kaio Maniçoba (PP) e Rodrigo Novaes (PSB). Novaes, inclusive, é declaradamente o candidato do presidente Álvaro Porto, e um dos trunfos do socialista é a boa avaliação que o presidente possui entre os pares. Com a vitória de Eduardo Porto, a candidatura de Novaes ganha um impulso final importante num momento decisivo da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário