Na reunião Ordinária de ontem da Casa Raimundo de Moraes, o Vereador Alcindo Correia, preocupado com o Distrito de São Pedro, teve requerimento aprovado pelos seus pares, em que solicita do Prefeito de Garanhuns que seja realizado um estudo no sentido de viabilizar a extensão da realização da festa de carnaval de Garanhuns para o Distrito de São Pedro.
Em sua fala de defesa de seu requerimento Alcindo Correia justificou que em razão de que trata-se de uma festividade com grande repercussão na região, e, por ser São Pedro o mais populoso dos Distritos de Garanhuns, costuma contar com amplo número de visitantes em seus eventos festivos, fazendo jus, pois, a figurar como um dos polos durante aa festa de carnaval.
CARNAVAL, A MAIOR FESTA POPULAR BRASILEIRA
Introduzido pelos portugueses, por volta do século XVI, o Carnaval brasileiro tornou-se a maior festa popular do país e uma das maiores do mundo.
Antigamente, com o nome de Entrudo, levava as pessoas a se divertirem por três dias em brincadeiras e folguedos, como lançar farinha e baldes d´água nos outros. A partir de 1854, deu lugar ao moderno Carnaval, com desfiles e bailes, ocupando lugar de destaque entre as diversas camadas sociais e na mídia.
Atualmente, destacam-se as grandes escolas de samba, em especial as do Rio de Janeiro e as de São Paulo, com majestosas fantasias, orquestras de percussão que, no ritmo mais conhecido do Brasil, o samba, contam, dançando e cantando, histórias e mitos de nossa cultura e do nosso povo.
Envolvidos pelo conhecimento dessa grande festa brasileira, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram, no dia 12, de um desfile de blocos de Carnaval.
Em sala de aula, conheceram várias ritmos e manifestações culturais, como o samba, a bateria, as marchinhas, os maracatus, o frevo, os blocos de rua, o samba de roda, que despertaram o interesse das crianças pelas manifestações regionais e pelas diferentes formas de celebrar essa festa.
Nas aulas de Arte, tanto os alunos da Educação Infantil como os do Ensino Fundamental I prepararam alguns adereços para o desfile dos blocos.
Os alunos do Ensino Fundamental tiveram suas fantasiais inspiradas no teatro de acolhida deles: "A Menina da Lanterna". Ao som da bateria de Escolas de Samba, as crianças do 1º ano fantasiaram-se de Estrela e de Sol, com máscaras feitas em sala de aula; as do 2º ano, com panos e camisetas azuis representando o vento; as do 3º ano, como ursos, raposas e ouriço, enquanto as do 4º ano, como sapateiros e fiandeiras, com avental e óculos confeccionados nas aulas de Arte, e as do 5º ano, como Meninas da Lanterna e Meninos com a bola.
De forma bastante animada e com adereços confeccionados por eles próprios, o alunos aproveitaram o Carnaval como oportunidade de saber mais sobre a rica cultura de nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário