O Ministério da Saúde divulgou, ontem, o resultado do 1° quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde nos meses de janeiro a abril de 2023. O município de Serrita se destacou com a maior nota do ISF – Indicador Sintético Final do estado de Pernambuco, sendo a única cidade com destaque positivo entre os oito municípios do Sertão Central.
Para o prefeito Aleudo Benedito, o resultado reflete o compromisso da gestão e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde com a melhoria contínua dos serviços prestados à população no campo da atenção primária.
De acordo com a secretária de saúde, Marta Angelim, os sete indicadores monitorados pelo programa são referentes à atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos na rede.
O Previne Brasil é um modelo de financiamento do Ministério da Saúde junto aos municípios. A Prefeitura recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais. A consolidação final da avaliação do desempenho que determinará o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário