Por: Pedro Cunha
Vinte novos leitos de retaguarda em traumato-ortopedia foram abertos no Hospital e Maternidade Santa Maria, localizado no município de Araripina, nesta terça-feira (2). Os novos leitos são voltados para o atendimento cirúrgico de pacientes adultos, com quadros agudos ou crônicos e foram recebidos por um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
A entrega ajuda na diminuição do número de transferências para as unidades de saúde da capital e vai atender as regiões do Estado, principalmente a IV Macrorregião (VII, VIII e IV Geres). O Estado está contratualizando a partir de agora 20 novos leitos de retaguarda para ortopedia que vão ajudar na região, além de cooperar com as cirurgias do Programa Cuida PE para diminuir a demanda reprimida por cirurgias ortopédicas. O investimento foi de mais de R$ 5 milhões de reais do tesouro do Estado de Pernambuco, seguindo o nosso propósito de cuidar da população pernambucana”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
A abertura destes novos leitos fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e proporciona que os moradores do Sertão do estado contem com uma melhor assistência à saúde, mais direcionada e resolutiva, principalmente para essa especialidade. Atualmente o Hospital e Maternidade Santa Maria conta com 303 leitos para atender toda a IV Macrorregião de Saúde, distribuídos em diversas especialidades, sendo 40 leitos de UTI (20 Adulto e 20 pediátricos).
Além disso, há 26 leitos materno-infantil, 52 leitos de clínica médica, sendo 40 de retaguarda, seis leitos de saúde mental e 31 leitos de clínica cirúrgica. A unidade, que tem 57 anos de assistência à população do Araripe, também realiza 130 cirurgias mensais vinculadas ao programa Cuida PE, estratégia do Governo de Pernambuco voltada para redução do tempo de espera por cirurgias, consultas e exames.
“Há casos de pacientes que ficam internados aguardando exames para realização de cirurgias, assim como pacientes de casos crônicos. Esses leitos significam uma grande conquista, não somente para a Região do Araripe, como para a IV Macro, abrangendo 25 municípios. A gestão estadual vem trabalhando fortemente para promover a regionalização dos serviços de saúde da região”, afirmou a diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz, irmã Fátima Alencar.
Crédito fotográfico: Fabia Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário