sexta-feira, 16 de abril de 2021

CLAUDOMIRA ANDRADE REVELA ROMBO MILIONÁRIO NO INSTITUTO DA PREVIDÊNCIA DE GARANHUNS

 


Entrevistada pelo radialista Gláucio Costa, nesta quinta-feira pela manhã, na Rádio Marano FM, advogada Claudomira Andrade, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG), deixou claro que a situação do órgão é muito grave, devido aos aportes que deixaram de ser feitos na instituição na administração passada.

Segundo Claudomira, somente no ano de 2018 a Prefeitura do Município ficou em débito com o IPSG em R$ 5 milhões e 885 mil. Como os aportes não vinham sendo feitos há anos, a dívida do instituto hoje, segundo ela, é “multimilionária”.

Por conta da gravidade da situação, repassada pela presidente do Instituto Previdenciário ao prefeito Sivaldo Albino, o gestor optou por determinar a realização de uma auditoria no IPSG, que irá possibilitar uma radiografia completa do rombo no órgão.

Ela garantiu que a depender da direção do Instituto da Previdência dos Servidores de Garanhuns, a auditoria será concluída o mais breve possível e as informações serão repassadas à população, que tem direito de tomar conhecimento.

Durante a entrevista, Gláucio Costa levou ao ar um áudio do ex-prefeito Izaías Régis, quando numa fala ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal do Recife, em 2019, reconheceu que a previdência do município estava quebrada.

Por outro lado, o radialista lembrou que o ex-prefeito, mesmo reconhecendo as dificuldades do IPSG, contratou para o órgão cerca de 300 funcionários. Dra. Claudomira disse estar ciente dessa situação e informou que a auditoria também irá esclarecer esse fato.

Presidente do Instituto da Previdência prevê que se o atual prefeito de Garanhuns não fizer o aporte (investimento) de recursos necessários – se continuar agindo como seu antecessor – em menos de cinco anos o órgão da previdência não terá mais condições de pagar aposentados e pensionistas.

Claudomira Andrade, porém, assegurou que Sivaldo Albino é legalista, se preocupa com os servidores e não vai deixar isso acontecer. Dirigente informou que os recursos necessários estão sendo providenciados e a atual gestão tem compromisso com aqueles que trabalharam tanto pelo município e merecem,  após aposentados,  receberem seus proventos.

O rombo na previdência municipal, tema da entrevista da advogada na Marano, foi que levou os vereadores do município a reprovarem a prestação de contas do ex-prefeito Izaías Régis, relativas ao ano de 2018.

Claudomira, porém, fez questão de se ater à questão técnica e esclareceu que na condição de presidente do IPSG repassou dados a todos os vereadores de Garanhuns quando lhes foram solicitados, cabendo exclusivamente a eles a decisão que foi tomada.

Embora ainda não tenha os números reais da dívida do instituto, o que só será possível com a conclusão da auditoria, Dra. Claudomira Andrade se arriscou a prever que o débito total do IPSG pode ser semelhante ao que Sivaldo Albino encontrou na prefeitura, da ordem de R$ 44 milhões.

Por isso que a advogada enfatizou bem em sua fala a Gláucio Costa, que o débito no Instituto é “multimilionário, de milhões e milhões”.

O comunicador demonstrou estar estupefato com uma dívida tão grande no município e no IPSG.

Caso se confirme a previsão da doutora, os débitos da prefeitura e da previdência somados podem ultrapassar os 70 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário