Promovido pelo Governo de Pernambuco, edital selecionará mais dez mestres, mestras ou grupos culturais para receberem um incentivo pelas suas contribuições à cultura pernambucana. Inscrições seguem abertas no Mapa Cultural até o próximo dia 20 de abril
Mais dez mestres, mestras ou grupos culturais vão receber do Governo de Pernambuco um importante incentivo pelas suas contribuições à cultura pernambucana. Trata-se do 18º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), edital promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Para esclarecer dúvidas dos proponentes sobre as inscrições, a Fundarpe vai promover, nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril, um birô de atendimentos presenciais na sede da instituição, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, no Recife, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Durante o encontro para tirar dúvidas, candidatos e candidatas, entidades proponentes e outros participantes interessados receberão orientações sobre a documentação obrigatória e o processo de inscrição. O atendimento será mediado pela equipe da Gerência-Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe.
INSCRIÇÕES – O prazo para se inscrever no Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco encerra-se às 18h do dia 20 deste mês. Clique aqui e confira o edital e seus anexos. O formulário de inscrição está disponível exclusivamente no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/
Para se inscrever, é necessário que o(a) candidato(a) ou entidade proponente se cadastre na plataforma (www.mapacultural.pe.gov.br) com perfil ativo de Agente Cultural.
Será permitido que cada agente cultural cadastrado inscreva até três candidaturas. As orientações de preenchimento dos formulários (Pessoa física, Grupo sem personalidade jurídica constituída e Grupo com personalidade jurídica constituída) estão nas abas específicas do Mapa Cultural.
Qualquer problema apresentado durante o preenchimento dos formulários ou inserção dos anexos deve ser comunicado pelos telefones WhatsApp 81 3184-3018 (Atendimento Secult-PE) e 81 98494-2628 (Atendimento Mapa Cultural de Pernambuco), ou pelo e-mail contato.mapacultural@secult.
REQUISITOS – Há a possibilidade de autoindicação de grupos culturais, sem fins lucrativos, com pessoa jurídica constituída há mais de dois anos e com mais de 20 de atuação cultural em Pernambuco. Para a reapresentação de candidaturas (referentes aos anos de 2021 e 2022, tecnicamente habilitadas), que dispensam se apresentar como nova Entidade Proponente, é preciso realizar o cadastro como Agente Cultural no Mapa Cultural de Pernambuco, além de preencher todos os formulários e anexos solicitados.
Os concorrentes devem atuar na preservação dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular pernambucana por meio de atividades, ações e projetos culturais voltados à transmissão dos seus conhecimentos para as novas gerações.
Dúvidas sobre o edital e o processo de inscrições também podem ser esclarecidas por meio do e-mail patrimoniovivope@gmail.com ou pelos telefones 813184 3061 / 3060.
FORMAÇÃO – Além dos birôs de atendimento, a Fundarpe está realizando oficinas de formação pelo interior de Pernambuco voltadas para o RPV-PE e o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, que também segue com inscrições abertas. Nesta quinta-feira (13), segue para Floresta, no Espaço Cultural João Boiadeiro; e na sexta-feira (13), no Recife, no Pátio de São Pedro. Para mais informações, o e-mail para contato é o e.patrimonial@gmail.com.
Após a leitura e explicação ponto a ponto dos editais, haverá um momento para que os participantes possam tirar suas dúvidas e esclarecimentos sobre os processos de inscrição em cada um deles. A atividade já passou por Palmares, Paudalho, Arcoverde, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro e Caruaru.
PATRIMÔNIO VIVO – O RPV-PE, tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular pernambucana valorizando a pessoa e seus patrimônios. Desde a realização da primeira edição do concurso, em 2005, foram registrados 85 Patrimônios Vivo, sendo 31 grupos culturais e 54 mestres e mestras de todas as regiões do Estado. Mais informações sobre os Patrimônios Vivo de Pernambuco poderão ser encontradas aqui.
Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE)
Atendimento presencial por ordem de chegada
Oficinas de formação sobre o RPV-PE e Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho
Quinta-feira (13)
Floresta
Sexta-feira (14)
Recife
Casa do Carnaval (Rua de São Pedro, 52, Bairro de São José)
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário