segunda-feira, 22 de agosto de 2022

MEIO AMBIENTE | Em parceria com IFPE, Prefeitura de Garanhuns realiza ações educativas em parques da cidade

 Através de placas com QR Codes, população conhece mais sobre espécies vegetais existentes nos locais



As secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) e Juventude Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), através do projeto "A Escola Vai ao Parque", está realizando uma série de ações educativas nos parques Ruber Vander Linden (Pau Pombo) e Euclides Dourado, a fim ofertar aos usuários dos espaços, maiores informações a cerca das espécies vegetais existentes nos locais.

Através do projeto, é possível obter diversas formas de informações, tais como: origem, família, local, classificação tipológica, tipo de raiz, caule, porte, crescimento, luz, uso paisagístico entre outras. A equipe do projeto é composta por docentes e discentes, vinculados ao grupo de pesquisa "Observatório Elo" da unidade de ensino.

Com QR Codes disponíveis em placas espalhadas pelos bosques, é possível obter detalhes sobre a importância dos parques verdes na vida urbana, é o que destaca Profº Dr. João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, coordenador do projeto. "Basta localizar uma plaquinha, apontar o smartphone com o leitor ativo e acessar o conteúdo. E, claro, aprender ainda mais, usando tecnologias que aproximam as pessoas do conhecimentos, ampliando as formas de lazer e educação", pontuou.

INCLUSÃO

Com a garantia do acesso as informações sobre espécies vegetais, é possível também, que pessoas com deficiência visual tenham acesso aos conteúdos de cada ficha científica, disponibilizadas através de podcasts, que contam com a narração de alunos do Instituto. Sendo assim, o processo contribui para que os visitantes dos espaços públicos usufruam das informações, conhecimentos e outros dados expostos no site.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Ailton Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário