sexta-feira, 14 de abril de 2023

II Encontro Networking da Região Turística Fé e Arte é realizado em Garanhuns

 Evento contou com representantes do turismo regional de diversas cidades do Agreste Meridional



A Secretaria de Turismo de Garanhuns realizou na manhã desta quinta-feira (13), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o II Encontro Networking da Região Turística Fé e Arte. O evento abordou a Cultura Étnica Afro-brasileira, Arte, Artesanato e Agricultura Familiar, como elementos formadores dos roteiros turísticos criativos que geram renda e qualidade de vida para a comunidade local.

Secretários, dirigentes de turismo da região turística Fé e Arte; Empresários do Trade Turístico, além de representantes de Associações de Turismo, Conselhos municipais, mestres do artesanato, povos tradicionais de terreiro, entre outros nomes, participaram do momento. De acordo com a diretora de Turismo, Ana Nery, que representou o secretário de Turismo, Givaldo Calado, o evento complementou a agenda dos encontros da região Fé e Arte, onde Garanhuns está inserida. "Recebemos hoje representantes do Agreste Meridional e esse evento teve também como intuito a divulgação do turismo criativo que trabalha com a cultura raiz e dá visibilidade ao artesanato local, a gastronomia étnica e a sustentabilidade, entre outros pontos", comentou.

Também participando do evento, a secretária de Cultura, Sandra Albino, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância da iniciativa: “São elementos formadores desse turismo regional, tão caros para nós, que gera renda e cultura para todas as comunidades. O Prefeito Sivaldo Albino se preocupa com a importância que Garanhuns tem para a região e vem investindo cada vez mais em grandes eventos. Que possamos valorizar o turismo local com todas as suas potencialidades".

Programação - Dentro da programação, os participantes contaram, ainda, com apresentação cultural do reisado do Mestre Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio Vivo de Pernambuco; palestra com o tema Conhecimento humano que gera Economia Criativa, com a professora doutora Márcia Félix da Silva Cortez; Mesa de café étnico; A importância da arte e da gastronomia como experiência e vivência para o desenvolvimento de roteiros turísticos criativos; apresentação do grupo Ubuntu do quilombo Estivas; experiências e vivências dos mestres do artesanato, diversidade e identidade cultural e visita a exposição de artes e artesanato.

Fotos: Sérgio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário