Por Ricardo Antunes — Uma semana após realizar sua convenção nacional e homologar a candidatura presidencial de André Janones, o Avante fechou acordo para retirar o postulante da corrida ao Planalto. Agora, a sigla apoiará o ex-presidente Lula (PT) para a Presidência.
O acordo foi costurado pelos próprios Lula e Janones, além da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e do dirigente do Avante, Luis Tibé. Este último esteve no Recife no domingo, na convenção da candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), cujo vice, Sebastião Oliveira, é filiado ao Avante.
A retirada da candidatura de Janones é mais um passo na estratégia de Lula para tentar levar a eleição já no primeiro turno. Pesquisas apontam o petista bem à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Lula também negociou com Luciano Bivar, presidente do União Brasil, que até se retirou da disputa, mas não encontrou respaldo na legenda para apoiar o petista. A solução foi lançar a candidatura olímpica da senadora Soraya Thronicke.
O sonho de Lula seria a retirada de Ciro Gomes (PDT), mas nem comendo muita farinha ele vai conseguir demover o cearense da ideia de disputar o Planalto pela quarta vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário