Por Edmar Lyra
Apesar de estarem em campos opostos, a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos têm em comum o fato de estarem tentando viabilizar recursos através de financiamentos internacionais para alavancar o caixa do estado e da prefeitura, respectivamente e garantir novas obras para melhorar a vida dos pernambucanos.
O gestor da capital já avançou com seu financiamento e garantiu junto ao Senado Federal a autorização para contrair R$ 2 bilhões para requalificar as áreas de morro da cidade. Este trabalho vem desde o ano passado, quando ele teve o aval da Câmara Municipal e a articulação do corpo técnico da prefeitura.
Na função desde janeiro, a governadora tem um processo mais longo pela frente para viabilizar R$ 3,4 bilhões. Ontem a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça aprovou o projeto de autoria do executivo que versa sobre o tema, que agora segue para as comissões de Finanças e Administração Pública para ser apreciado pelo plenário da Casa de Joaquim Nabuco. Depois disso, terá que receber o aval do Senado Federal para poder avançar com a liberação dos recursos. No caso do estado, a governadora pretende realizar um programa de saneamento rural e outro para combate à violência, o Juntos pela segurança.
A chegada destes recursos terá papel determinante para que tanto Raquel quanto João consigam imprimir uma agenda positiva que signifique chegar na ponta e beneficiar quem mais precisa. Após um duro processo de pandemia, que as gestões tiveram grande prejuízo na efetivação das políticas públicas, as notícias destes financiamentos são alvissareiras e geram grande expectativa para o futuro da nossa capital e do nosso estado pelos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário