segunda-feira, 22 de março de 2021

Brasil deverá alavancar vacinação nos próximos dias

 

Foto: Heudes Régis

Por: Edmar Lyra

O Brasil iniciou seu Programa Nacional de Imunização em 17 de janeiro deste ano. Até o domingo foram vacinados aproximadamente 12 milhões de brasileiros, número equivalente a quase 6% da população. Em que pese a preocupação da população por conta da pandemia da Covid-19, há críticas no tocante à velocidade da vacinação, sobretudo com o aumento de casos e de mortes nos últimos dias.

Porém, os dois principais institutos de produção de vacinas do país, Butantan e Fiocruz, ampliarão de forma significativa as suas respectivas produções, chegando a distribuir algo em torno de seis milhões de vacinas por semana, no caso da Fiocruz, o que deverá alavancar de forma significativa a quantidade de imunizados no país.

Ao todo, já foram distribuídas 25 milhões de doses aos estados por parte do Ministério da Saúde, e a partir de abril, este número tende a dobrar ao mês com a chegada de vacinas dos dois principais institutos e de outros institutos que foram adquiridas pelo governo federal e por outros entes federados como estados e municípios que negociaram a compra de vacinas.

Ao todo, o Brasil tem garantido quase 600 milhões de doses, equivalente para imunizar 2,5 vezes a população brasileira e ainda sobrarão doses até o final deste ano. Com capacidade para imunizar até 2 milhões de brasileiros por dia, é possível que a imunização cresça por progressão geométrica a cada mês do ano com a chegada de vacinas, e consequentemente tenhamos num futuro não muito distante a tão sonhada imunidade de rebanho, que consiste em vacinar 70% da população, o equivalente a cerca de 150 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário