terça-feira, 23 de março de 2021

Chega ao fim o 14º Festival Curta Taquary

 Último dia do evento tem seminário, lançamento de livro e premiação

 


Termina hoje o 14º Festival de Curtas de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary. E neste último dia a programação conta com o Seminário “Desafios do Cinema no Nordeste hoje”, a partir das 14h, com o cineasta Marcelo Ikeda. Logo depois será o lançamento do livro dele “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes”. À noite, a partir das sete horas, o tão esperado momento. A premiação dos melhores curtas das mostras competitivas.

 

A comissão julgadora deste ano tem 12 profissionais que vão escolher os melhores das oito mostras competitivas: Mostra Brasil, Criancine, Curtas Fantásticos, Mostra Dália da Serra, Diversidade, Primeiros Passos, a Universitária e a Latino-Americana. Mas ainda há outras premiações. Um grupo formado por professores e professoras dos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará vai dar o prêmio Por um Mundo Melhor para o filme que melhor dialogar com a sala de aula. E tem o Melhor Curta do Júri Popular que será o filme mais bem avaliado pelas pessoas que assistiram aos filmes.

 

Desde o dia 16 de março que os 72 curtas selecionados para o Festival deste ano estão disponíveis com acesso livre no portal do evento. Mas, a programação começou em janeiro com a realização da formação DocLab - Laboratório de Realização de Documentários que teve encontros virtuais e a produção de três documentários, apresentados durante o festival. O evento também contou com debates do 4º Encontro de Cinema e Educação e com realizadores de filmes.

 

Hoje ainda e possível assistir aos curtas no site do festival. O seminário, o lançamento do livro e a premiação podem ser conferidos no youtube.

 

Meio Ambiente – O festival desse ano foi realizado em um período especial. Começou no dia 16 de março, que é o Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, e termina no Dia Mundial da Água. A proposta da organização foi trazer questões ambientais para o evento. Além de debates e de filmes com essa temática, a organização conseguiu doações de XXX mudas que serão plantadas em uma região de Taquaritinga do Norte atingida por uma queimada em dezembro de 2016. Ao todo, cerca de 50 hectares de mata nativa foram destruídos.

 

Serviço

Programação Curta Taquary 2021

16 a 22.03.2021

Filmes com acesso livre no site do evento: https://curtataquary.com.br/

Debates e premiação no canal do Youtube: Curta Taquary Audiovisual

 

22 de março

14h | Seminário: “Desafios do Cinema no Nordeste hoje”

Lançamento do livro “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes”, de Marcelo Ikeda

19h| Premiação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário