Desenvolvida pelo professor Vicente Falconi, na década de 1990, a técnica de aprendizagem organizacional - adaptada pela DAUD - prevê que os servidores leiam, semanalmente, um capítulo de uma publicação específica e, posteriormente, se reúnam para debatê-lo. No dia do encontro, os nomes dos participantes são colocados em uma ‘cumbuca’ e quem for sorteado faz a apresentação do capítulo estudado. Na sequência, tem a discussão sobre os ensinamentos da obra. A dinâmica prevê, ainda, que a reunião seja cancelada se, por acaso, o sorteado não leu o capítulo programado.
“Ao final de cada reunião, emitimos um documento relativo à pauta tratada, com os nomes dos participantes, do apresentador sorteado e o capítulo abordado”, explica o diretor da DAUD, Flávio Pereira, ressaltando que a iniciativa é uma maneira não apenas de estimular o estudo e o autodesenvolvimento dos servidores, mas também de interagir com todos os integrantes da equipe.
De acordo com Flávio, a proposta é que os servidores dediquem quatro horas de estudo por semana, que podem ser inseridas no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) da SCGE. “Nosso objeto de análise, atualmente, é o ‘Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual’, dividido em sete capítulos”, frisa o diretor, lembrando que a programação segue até o dia 27 de abril.
ESTRUTURA – Com atribuições normativamente delineadas, cabe à DAUD da SCGE planejar e dirigir as ações de auditoria, que se conceitua como uma atividade independente e objetiva de avaliação, assessoria e conhecimentos baseados em riscos, sendo traçada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Dentro de sua base, existe uma Chefia de Apoio e Projetos vinculada diretamente à Diretoria.
Ainda no âmbito da estrutura da DAUD, estão quatro coordenadorias. São elas: Coordenadoria de Auditoria de Pessoal (CAP), Coordenadoria de Auditoria de Obras Públicas (COP), Coordenadoria de Auditoria de Finanças (CAF) e Coordenadoria de Auditoria de Licitações e Contratos (CLC). Em cada coordenação há uma chefia de Auditoria que segue a mesma temática – Pessoal, Finanças, Obras e Licitação e Contratos, além dos membros da equipe de execução dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário