quinta-feira, 25 de março de 2021

Hoje vamos contar a história e a trajetória, do 1º Vereador com Deficiência Visual do Agreste de Pernambuco, seu nome José Juca de Melo Filho, conhecido por Juca Viana.

Sou José Juca de Melo Filho (Juca Viana), nasci  no dia 01 de maio de 1964, no Sitio Santo Antônio,  sou filho de Maria Ires de Melo e José Juca de Melo ( dona Íris e seu Zuca como eram conhecidos),sou o  sexto de doze irmãos. Tive uma infância envolvida pela pobreza, faltavam-nos alimentos, faltavam-me brinquedos, mas não  faltavam-nos a esperança de dias melhores.  Nasci com retinose pigmentar uma doença degenerativa na retina, que causa cegueira. Desde muito pequeno descobri a importância do trabalho, quando meus pais me levavam para trabalhar na lavoura, capinando mato, arando a terra, plantando milho, feijão, mandioca alimentos essenciais para sustentar uma família tão grande. Após uma série de tragédias envolvendo minha família como a morte do meu irmão de 16 anos de idade que faleceu de uma queda de um cavalo quando trabalhava como vaqueiro para ajudar no sustento da casa, a  minha  família resolveu mudar-se para Garanhuns. Já na adolescência, nos finais de semana, eu trabalhava nas feiras com minha mãe vendendo caldo de cana e durante a semana vendia picolé junto com meu irmão mais novo, tempos depois passamos a negociar com queijos. Casei -me e construiu uma família sou  pai de quatro filhos e avô de Miguel e de Manuela.

              Minha história de militância começou quando conheci a Associação dos deficientes visuais do Agreste Meridional de Pernambuco – ADVAMPE , um  pequeno grupo de pessoas que compartilhávamos juntos  as mesmas  dificuldades e os mesmos anseios,  a partir daí a minha  visão de mundo mudou,  aprendi que “as pessoas são como as águas, elas crescem quando se encontram”. Fui presidente da ADVAMPE por seis anos, enquanto estive a frente da entidade houve um crescimento de mais de 100% de sócios, implantamos diversos projetos para melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência visual de Garanhuns e região.

                   Como acredito na democracia participativa construí minha história de militância dentro dos Conselhos de Políticas Públicas.  

                  No ano de 2010 junto com outros companheiros conseguimos a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns-COMUD, que é um órgão de caráter deliberativo, fiscalizador, autônomo, formulador de diretrizes e monitorador da execução das políticas públicas voltadas ás pessoas com deficiência, pautando suas ações em defesa da inclusão social e no enfrentamento a qualquer forma de discriminação e preconceito. Sou um dos coordenadores do COMUD e também representei o município de Garanhuns no  Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco – CONED e sou ex-delegado e ex-assessor da Organização Nacional de Cegos do Brasil-ONCB, para a região Nordeste.  Participei como delegado da 3ª Conferência  Estadual e  Nacional da Pessoa com Deficiência.  

 Na área da Assistência Social

Sou ex-presidente licenciado do Conselho Municipal  dos direitos das crianças e adolescente-COMDICA/GARANHUNS, órgão que delibera e controla as Políticas Municipais de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; regulamenta, organiza e coordena o processo de escolha dos Conselhos Tutelares, entre outras atribuições. Participei  como delegado das 8ª, 9ª e 10ª Conferência Municipal da criança e do adolescente e da 9ª Conferência Estadual.

Fui conselheiro e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) que é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador da Política de Assistência Social. Participei como delegado das  10ª e 12ª Conferências Municipal e Estadual de Assistência social, e da 9ª Conferência Nacional  em Brasília -DF. 

Na área da educação fui ex-conselheiro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, membro do grupo gestor do Fórum Municipal Permanente de Educação- FMPE e fui conselheiro municipal de educação, que são espaços    de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento  da política  educacional. Discutem, propõe, acompanham  e avaliam  as políticas públicas de educação. 

Na área da saúde fui ex-vice-presidente do conselho municipal de saúde e conselheiro estadual de saúde de Pernambuco, conselhos esses que tem as seguintes atribuições: Acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais e estadual.

• Participa da elaboração das metas para a saúde.

• Controla a execução das ações na saúde e aprova os Planos e programa e projetos apresentados pelo executivo municipal e estadual. Participei como delegado das 5º e  6ª e Conferência municipal de saúde e das  14ª, 15ª e 16ª Conferência Nacional de Saúde.  Também representei nosso município como delegado na 1ª Conferência Nacional  de Vigilância em saúde em Brasília DF, e da 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde. 

Participei de várias outras conferências como: Conferência do idoso conferências de educação, da Juventude, da mulher  entre outras, sempre lutando por melhorias na  qualidade de vida  das pessoas.

Texto: Rita de Cássia  de Melo Holanda Ferro


Um comentário:

  1. Parabéns Juca Viana pela sua trajetória tão linda admirável e respeitável, sou testemunha da sua luta pois meu pai Manuel Frazão era seu cliente de queijo, tenho muito orgulho de lhe conhecer homem digno do nosso respeito e admiração desejo a vc todo sucesso do mundo Deus o abençoe e te proteja sempre aceite meu abraço,a mais vezes para tomar um Açaí

    ResponderExcluir