sábado, 20 de março de 2021

Defina o Melhor Filme na Categoria Júri Popular do 14º Curta Taquary

 É só assistir e avaliar. O filme mais bem avaliado será o vencedor

 

 


Diversão, reflexão. Provocação e afago. O 14º Festival de Curtas de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary, segue despertando emoções e pensamentos na exibição de filmes, nos debates sobre os curtas e sobre o fazer cinema. Mas, para algumas pessoas, o festival ainda pode premiar como o melhor curta. E o fim do festival acaba sendo o momento mais esperado, porque é a hora da divulgação dos vencedores.

 

Este ano são oito mostras competitivas e 12 profissionais fazem parte da comissão julgadora. Há, ainda, o grupo de júri educandes, formado por professores e professoras dos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, que vão dar o prêmio Por um Mundo Melhor para o filme que melhor dialogar com a sala de aula. E quem assiste aos curtas também pode colaborar na definição do primeiro colocado na categoria Júri Popular. É só avaliar os filmes depois de assistir.  “O filme melhor avaliado vai levar o prêmio”, explicou Devyd Santos, um dos coordenadores do festival. Os filmes estão disponíveis no site (https://curtataquary.com.br/) até segunda (22).

 

Os profissionais que estão avaliando os trabalhos das mostras competitivas do Curta Taquary têm relação com a produção cinematográfica, seja na produção de filmes, seja no campo da educação, estudando ou ensinando sobre o tema. Há docentes, roteiristas, profissionais que atuam na direção e realização de filmes, na curadoria de trabalhos para eventos. A antropóloga e curadora Thay Limeira  é da comissão julgadora e está encantada com os filmes do festival. “É gratificante participar como júri e me deparar com os atravessamentos de um cinema plural, pulsante e ousado, de vários cantos do Brasil, que questiona, conta e reconstrói realidades e imaginários, que destacam protagonismos e representatividades descolonizadas em seus percursos de luta, (re)existência e afetos”, disse Thay. Os vencedores vão ser conhecidos na segunda (22) a partir das 19h no canal do youtube.

 

Homenageada – Hoje a programação do Festival Curta Taquary conta com uma homenagem à cineasta Graciela Guarani. Pertencente à nação Guarani Kaiowá, ela é produtora Cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Atualmente, é uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário brasileiro.

Ela disse estar honrada e feliz em ser homenageada no festival, porque o curta Taquary é  muito especial. “Foi um dos primeiros festivais que participei e sempre é de um acolhimento sem igual! Sempre enaltecendo e promovendo as diversidades pluridiversas não só da região, mas também de todo o país! Então ser homenageada nesta edição para mim é sentir este abraço  sempre das pessoas e de todos que fazem acontecer o Cine Taquary, só posso dizer Atyma ( obrigada)”, declarou a cineasta. A homenagem será transmitida pelo  youtube a partir das 19h.

 

Serviço

Programação Curta Taquary 2021

16 a 22.03.2021

Filmes com acesso livre no site do evento: https://curtataquary.com.br/

Debates e premiação no canal do Youtube: Curta Taquary Audiovisual

 

19 de março

09h30 | Debate com cineastas da Mostra Primeiros Passos

                Mediação: André Dib

14h | Debate com cineastas da Mostra Diversidade

                Mediação: Neusa Barbosa

19h| Homenagem a cineasta Graciela Guarani

 

20 de março

10h | Debate com cineastas da Mostra Latino-americana

            Mediação: Laísa Trojaike

14h | Debate com cineastas da Mostra Curtas Fantásticos

           Mediação: Vitor Búrigo

 

22 de março

14h | Seminário: “Desafios do Cinema no Nordeste hoje”

Lançamento do livro “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes”, de Marcelo Ikeda

19h| Premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário