terça-feira, 23 de março de 2021

Secretaria de Saúde promove atendimento odontológico domiciliar para pacientes em Garanhuns

 Ação é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência que possuem mobilidade reduzida



Com o intuito de inovar os modelos de assistência, prevenção e promoção à saúde voltados para a população de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na última semana, os atendimentos odontológicos domiciliares para pessoas com deficiência. A ação é um dos diferenciais implantados pela gestão do prefeito Sivaldo Albino, e vai levar ações de saúde bucal para a população acamada ou com dificuldade de locomoção do município.


O foco do atendimento home care são as pessoas com deficiência que resulte em mobilidade reduzida, e que estão impossibilitadas de se deslocar até o ambulatório do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Para as consultas domiciliares é enviada uma equipe até a residência do paciente, onde são realizados procedimentos de prevenção e promoção da saúde bucal, com auxílio de um consultório odontológico portátil.


O trabalho também é essencial para a manutenção da saúde bucal de pacientes que não conseguem manter uma regularidade de idas ao consultório. “A Prefeitura está inovando nesta ação, e será um ganho para todos os pacientes com dificuldade de locomoção e necessitam de atendimento em casa. A maioria dos tratamentos podem ser feitos em domicílio, com o equipamento vamos poder fazer restaurações, limpezas e até extrações”, destacou a cirurgiã dentista Sergilene Rodrigues.


“Para mim foi ótimo esse atendimento em casa, porque geralmente vou de táxi, além dos gastos, a minha filha também fica bem ansiosa. Então aqui a gente já está em casa, não tenho palavras para agradecer”, destacou a dona de casa e mãe de uma paciente, Zenilda Maria da Silva.


Neste período da pandemia, as atividades seguem em Garanhuns, de acordo com a Portaria nº 187 de 16 de março de 2021 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que autoriza os procedimentos realizados em domicílio, voltados para o cuidado de idosos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.


“Nosso compromisso é garantir as diversas formas de cuidado para população de Garanhuns, levando conforto e assistência  de qualidade para a casa dos pacientes. Assim estamos diminuindo os riscos de exposição e humanizando os atendimentos de saúde bucal no município”, declarou a secretária de Saúde, Catarina Tenório.


Texto: Aquilles Soares

Fotos: Thomas Ravelly - Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário