segunda-feira, 20 de setembro de 2021

REITOR PEDRO FALCÃO E A HOMENAGEM COM MEDALHA PAULO FREIRE


Professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), recebeu na última sexta-feira pela manhã a Medalha de Mérito Educacional Paulo Freire, entregue em cerimônia realizada no auditório da Assembleia Legislativa, pelo Conselho Estadual de Educação.  

Na oportunidade, o educador, natural de São João, mas ligado há muitos anos a Garanhuns, fez o seguinte pronunciamento:

Bom dia, a todas as pessoas que estão participando desta solenidade, sejam os presentes fisicamente, sejam os remotos! 

Na verdade, o que preciso fazer aqui neste momento de tanta emoção é começar agradecendo aos que me honram com esta homenagem. É com muito orgulho que recebo este Mérito Educacional Professor Paulo Freire do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Uma honraria desta magnitude me deixa realmente lisonjeado.

Mérito este que, me emociona ainda mais profundamente por ter o nome “Paulo Freire”. Bem, demostro minha profunda admiração quando digo a Vossas Senhorias que a epígrafe de minha tese de doutoramento, em 2014, foi uma frase deste Mestre, tamanha a admiração que tenho. Lá, registro:

“[...] Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo [...]”.

Como professor universitário, é impossível ter trilhado o caminho de aprofundar meus estudos nos processos de ensino e aprendizagem e não ter o educador Paulo Freire como máxima referência.

Vi que esta honraria é concedida aos que se destacam pelo exercício docente reconhecido socialmente e retratam históricos com trajetórias exitosas no campo da educação do estado de Pernambuco, e recebê-la é certificar a minha trajetória acadêmica. Mas, é impossível realizar todo um trabalho na educação, em especial em tempos atuais, estranhos, sem uma grande equipe.

E esta equipe começa em minha residência com minha esposa Etiane, minhas filhas Lorena, Leticia e Larissa. Inclusive, agradeço a estas mulheres pelo apoio carinho e paciência, e aos demais familiares também, pela compreensão nas minhas ausências. Também, fazem parte desta equipe todos meus colegas da gestão e não menos importante a comunidade acadêmica de toda UPE.

Assim, posso agora, que este mérito que acabei de receber não é do Prof. Pedro Falcão, mas sim, de toda uma equipe que trabalha comigo ao longo de alguns anos, ou até, vou além, me permito extrapolar para todos os que vivem a educação brasileira. E me permito essa extrapolação, por dizer absurda, porque estamos em um momento sombrio em nosso país, e cada momento em que pessoas se juntam para vivenciar a educação, deve ser considerado um momento de resistência.

Sou um professor, essa foi minha escolha de vida profissional, e um seguidor do Mestre Paulo Freire, e assim, sei que nosso contexto social exige um papel de agente transformador da realidade, exige uma observação profunda sobre o Ser Humano, para além da formação apenas técnica. Mas, no caminhar profissional, também estou envolvido com a gestão acadêmica, assim, estou Reitor, e vestido dessa responsabilidade, assumi o compromisso administrativo de lutar pela melhoria do ensino público. No percorrer desta jornada, assumi outros compromissos que se alinham nessa luta – como a vice-presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Meus amigos e amigas, não é uma tarefa fácil, sabemos. Mas, o mais grave é que está mais difícil ainda, em tempos atuais.

No entanto, aqui estou hoje recebendo este Mérito, e farei de cada momento do meu trabalho administrativo, e producente, um ato de resistência ao sistema posto, e um ato de compromisso com a educação. Só acredito nela, como solução para nossas desigualdades.

Para finalizar, só me resta, mais uma vez agradecer aos que propuseram essa homenagem.

A todos e todas, meu muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário