Por Ricardo Antunes — Não se sabe se é por falta de assessoria, ou má fé e outros interesses inconfessáveis publicamente. O fato é que a Secretaria de Cultura/Fundarpe fez uma propaganda sobre os 5 maiores nomes do Jazz pernambucano e esqueceu simplesmente de um dos principais responsáveis pelo fomento do Jazz e Blues em Pernambuco: a Uptown Blues Band.
Desde o século passado que a Uptown trabalha para trazer à nossa terra alguns dos principais nomes do gênero, e com isso incluiu Pernambuco no seleto circuito de eventos internacionais do gênero que antes só aconteciam no Sul do País.
Além disso, a Uptown é a única banda do gênero a receber uma premiação em nível nacional pelo prestigioso PPM: maior premiação da música profissional do Brasil. Giovanni Papaleo tem reconhecimento internacional por seu bem-sucedido trabalho pioneiro de fomentar o Jazz no Nordeste: em 2019 foi o único brasileiro convidado pelo governo da Alemanha para participar de um projeto “Jazz in Germany“ que reuniu naquele país alguns dos principais músicos e produtores de várias partes do mundo.
Giovanni deu um grande presente para a cultura popular do estado ao se unir com os ícones do Jazz Mundial Airto Moreira e Flora Purim e trazer para Recife em 1997 um projeto (que iria para a Bahia ) que se intitulou “Code Brazil Target Recife”: que foi a primeira compilação de artistas genuinamente pernambucanos de raiz que foi lançado no exterior (inexplicavelmente o disco físico não foi lançado do Brasil, porém está disponível nas plataformas digitais).
Apesar de todo esse trabalho e reconhecimento em nível nacional, a Uptown Band raramente é convidada para Projetos patrocinados pelo Estado ou Prefeitura de Recife, que reúnem os diversos artistas da terra, por serem rotulados de banda de jazz e blues (mas na hora de falar sobre os destaques do jazz e blues não são lembrados).
É um preconceito sem o menor sentido, que não existe, por exemplo, em São Paulo, onde todos os ritmos convivem em harmonia e com apoio do poder público local.
Um outro dado sintomático que mostra a panelinha que existe no setor cultural de Pernambuco: Apesar de ser aclamado como um dos principais nomes do Jazz e Blues em nível nacional, nem a Uptown, nem Giovanni Papaleo conseguiram até hoje aprovar um projeto no Funcultura, um só. O que contrasta com o enorme sucesso dos projetos culturais que eles realizam.
Aliás, o maior músico de jazz de Pernambuco é o nosso maestro Edson Rodrigues que criou a Contra Banda, a Banda Sushi. Além de ser o grande maestro vivo do frevo pernambucano, é o pai de todos eles e onde tudo começou. Como não tem mídia, rede social e nem é amigo da patota também foi esquecido. Quando morrer vão fazer uma estátua para ele.
Lamentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário