quarta-feira, 3 de março de 2021

Juca Viana solicita ao Prefeito Sivaldo Albino, para que a AESGA reserve 5% das vagas em seus cursos para pessoas com deficiência, com bolsa integral de 100%

O Vereador Juca Viana solicitou na 4º reunião ordinária da casa Raimundo de Moraes. para que Prefeito Sivaldo albino, tome as medidas legais  para que a AESGA reserve 5% das vagas em seus cursos para pessoas com deficiência, com bolsa integral de 100%.

O vereador justificou seu pedido, para trabalhar e garantir a inserção das pessoas com deficiência no âmbito educacional, é um ato de extrema relevância, pois elas não podem se sentir à margem da educação apenas por terem necessidades especiais.

A AESGA como uma Autarquia pública, pertencente ao município tem a obrigação e o dever social de fomentar políticas de cotas e inclusão para as pessoas com deficiência em seu quadro discente e docente através de reserva de vagas para estas pessoas. Esta política é fundamental para mudar a faculdade tornando esta mais plural e inclusiva através de mediadas de acessibilidade arquitetônica, na comunicação e através da reserva de cotas para pessoas com deficiência que desde a fundação da AESGA não tem oportunidade de cursar as graduações nela ofertadas, devida a falta de acessibilidade, a exclusão social e ao estigma qe as pessoas com deficiência suportam em nosso município.

Assegurar a graduação de futuros profissionais com deficiência na faculdade tornará não só a mesma mais inclusiva, como também o município de Garanhuns que ganhará profissionais com o olhar mais sensível para esta temática, justificou o vereador Juca Viana.


Um comentário: