Foto: Matheus Augusto
Com maior representatividade do agreste na Assembleia Legislativa do Estado, alguns gargalos na produção leiteira do agreste podem começar a ser alargados para ampliar produtividade
Sem funcionamento desde a pandemia do Covid-19, apesar de manter uma infra estrutura ampla e moderna, a possibilidade da reativação do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) foi citada pelo deputado estadual Izaías Régis (PSDB) na tarde desta quinta-feira (04) na tribuna da ALEPE. Segundo o parlamentar, quando cumpriu uma legislatura anterior naquela casa, esteve em Brasília com a intenção de buscar recursos para a implantação do referido Instituto.
Na sua fala o parlamentar reforçou que a também tucana Débora Almeida está encarregada de contribuir com essa reativação, tarefa que terá a fundamental participação da Governadora Raquel Lyra. Segundo Régis, o trabalho em conjunto de ambos os gabinetes, será decisivo para a retomada das ações do importante segmento no agreste e para o Estado.
AGENDA DO AGRO
A deputada Débora Almeida, por sua vez, após participar no início da manhã desta sexta-feira (05) da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável - CMDRS no município de Bom Conselho, com abordagem de temas como distribuição de sementes, vacinação contra aftosa e outras pautas do segmento, esteve em Garanhuns visitando o citado Instituto de Laticínios do Agreste. Na unidade, que é mantida pelo ITEP*, localizada à Avenida Bom Pastor no bairro da Boa Vista - em frente à Clínica de Bovinos da UFRPE – Débora foi recebida pela Dra. Vânia Lemos, que após apresentar as instalações da Unidade e ofertar a degustação de alguns queijos produzidos no local, colocou a parlamentar a par das demandas do Laticínio.
Débora, que vem se notabilizando como uma forte voz em favor do agro, conheceu ainda o ‘Museu do Queijo de Coalho’, instalado em um criativo espaço anexo ao laticínio. O Museu foi inaugurado em 2019 e através de diversas peças históricas utilizadas na produção dos derivados do leite, o visitante conhece de forma lúdica a história, distribuição geográfica, processo de fabricação e, melhor ainda, pode provar dessa iguaria que é amplamente consumida pelo povo brasileiro.
Encerrando a visita, Débora se colocou à disposição da direção do Instituto para que haja, com apoio do Governo do Estado, a retomada das atividades no local, dentre estas a formação de jovens que levarão adiante a manufatura dos derivados do leite em Pernambuco e em outros estados.
A deputada estadual esteve ainda, ao lado de membros dos seu gabinete, na Fábrica da Polilac, onde foi recebida pelo gestor Waldemir Miranda com um almoço. Após conhecer a infraestrutura da empresa que tornou-se espaço turístico, gastronômico e ponto de distribuição de produtos artesanais da região, Débora seguiu para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una. Com o objetivo de atender a demanda dos produtores rurais das principais bacias leiteiras do estado, o centro serve como local de triagem, avaliação e seleção de tourinhos, principalmente do rebanho da raça holandesa.
ITEP – Prestes a completar 80 anos de fundação, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) é uma Organização Social que oferece soluções tecnológicas e multidisciplinares para os mais diversos setores produtivos, contribuindo para o crescimento econômico e social de Pernambuco. O instituto também desenvolve cursos, programas e atividades de ensino em diferentes níveis e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário