terça-feira, 2 de maio de 2023

V Gerência Regional de Saúde promove série de ações no Maio Amarelo

 Palestras de abertura ocorreram nesta terça-feira (02), em Garanhuns


 


A V Gerência Regional de Saúde (Geres), em Garanhuns, e as instituições que compõem o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM), promovem, a partir desta semana, ações de mobilização incluídas na campanha internacional Maio Amarelo. A abertura aconteceu nesta terça-feira (02), no auditório da antiga Funasa, no bairro Heliópolis, com palestras ministradas pelo primeiro-tenente da Operação Lei Seca (OLS), Adriano Cunha; capitão Bruno Assis, do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros; além de explanação de Tereza Neuma, da coordenação do CRPAM.

 


A programação do mês será marcada, sobretudo, por ações educativas e de fiscalização, incluindo blitz nas principais avenidas e ruas da cidade, e palestras com temáticas que englobam a sensibilização sobre as leis de trânsito e o incentivo e apoio à construção de projetos de educação para um trânsito seguro em escolas da Rede Estadual de Ensino e instituições de ensino superior. Os municípios que abrangem o Agreste Meridional, e estão em ação conjunta com a V Geres, também terão ações alusivas à campanha.

 


Os números estatísticos mostram que a maioria dos acidentes registrados neste primeiro quadrimestre, na área de atuação da V Geres, envolvem motocicletas. De acordo com o Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito Terrestre (SINATT), monitorado pelo setor de Epidemiologia do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), de 01 de janeiro a 26 de abril de 2023, a unidade recebeu um total de 732 casos de acidentes terrestres, sendo 557 envolvendo motocicletas, o que representa 76,1% do total dos registros.

 


Na execução das atividades, a V Geres conta com a parceria da Operação Lei Seca (OLS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público, Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE/AM), 9º Batalhão de Polícia Militar, 6º Grupamento de Bombeiros de Pernambuco, Coordenação Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 5ª Ciretran de Garanhuns, Hospital Regional Dom Moura (HRDM), Conselho de Secretários Municipais de Saúde da região, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Conselho Tutelar de Garanhuns, Diocese de Garanhuns, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) e Faculdade Integrada Ceta (FIC).


(Fotos: Imprensa/HRDM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário