quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Em evento para reestruturar as forças da polícia, Raquel sinaliza que segurança será prioridade em 2024

Governadora entregou novas motos-patrulha para a PM; Corpo de Bombeiros e Lei Seca também serão contemplados

Por Felipe Fernandes

Raquel Lyra durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em sinal de que segurança pública deverá ser pauta prioritária em 2024, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), realizou na manhã desta terça-feira (2), a entrega de 105 novas motos-patrulha para a Polícia Militar do estado.

A ação, realizada no primeiro dia útil do ano, faz parte do programa Juntos Pela Segurança, lançado, oficialmente, em novembro do ano passado.

No primeiro trimestre de 2023, Pernambuco foi o terceiro estado do Brasil com maior número absoluto de crimes violentos. Ao todo, foram 1.722 casos de homicídios — incluindo feminicídios, latrocínios e lesões corporais que causaram mortes. Os dados são do levantamento do G1, feito com base nos números da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Ao ser questionada durante a coletiva de imprensa sobre esses indicadores, Raquel Lyra afirmou que "a criminalidade em Pernambuco não aumentou da noite pro dia" e que uma estruturação das forças operacionais da polícia já está sendo feita.

"O trabalho em nosso estado precisa ser sustentável. Estamos trabalhando com o sistema de inteligência policial, fortalecendo o sistema penitenciário, e garantindo um trabalho de prevenção social.", assegurou a governadora.

A entrega - Os novos veículos fazem parte do primeiro lote que conta com 208 novas motos que estarão nas ruas até o fim desta semana e vão ser utilizadas também pelo Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca.

A iniciativa do Juntos pela Segurança, promoverá, ainda, a entrega de mais lotes até o final do mês, somando 428 unidades, o que representa um acréscimo de 65% no quantitativo destes veículos, com investimento de R$ 5,7 milhões.

“O Juntos Pela Segurança inicia um novo ano com mais equipamentos disponíveis para que os policiais possam trabalhar de maneira mais eficiente e segura. Parte dessas motos substituem as motocicletas antigas e outras são de acréscimo, contemplando diversos batalhões em todo o Estado. Estamos aumentando o quantitativo de motos para que a segurança da população pernambucana seja cada vez mais intensificada”, destacou Raquel Lyra.

Parlamentares presentesEstiveram presentes na solenidade os deputados federais Fernando Rodolfo (PL) e Pastor Eurico (PL); e os estaduais Socorro Pimentel (União Brasil) e Joel da Harpa (PL); além dos prefeitos Wellington Maciel, de Arcoverde; Keko do Armazém, do Cabo de Santo Agostinho e Yves Ribeiro, de Paulista; e o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário