Por Edmar Lyra
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, indiscutivelmente fez do Republicanos um partido importante em Pernambuco, prestes a findar o prazo de filiação, tudo indica que o partido lançará um número significativo de candidatos a prefeito espalhados por todo o estado. A função de ministro fez de Silvio um importante player para 2026, podendo disputar o Senado Federal na chapa da Frente Popular. Além dele, a legenda tem mais outros quatro deputados: os federais Augusto Coutinho e Ossesio Silva e os estaduais Mário Ricardo e William Brigido.
Mas é outro quadro que deverá ter forte protagonismo no partido. Ele sequer está filiado à legenda, até porque precisa da janela de 2026 para executar essa filiação. Trata-se do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto. Mesmo não filiado ao Republicanos, Álvaro se tornou um dos maiores fiadores do partido, primeiro ao levar seus prefeitos, que não são poucos, para a legenda, e depois deverá ser um canal de filiação de deputados estaduais para o partido em 2026, pois a força da sua caneta deverá alavancar a bancada do Republicanos.
Em contas preliminares, a expectativa é que o partido possa ter pelo menos dez deputados estaduais em 2026, o que faria da legenda uma das maiores bancadas da Casa de Joaquim Nabuco. A cada dia que passa, Álvaro Porto torna-se um importante ator no estado e extremamente relevante para o projeto do Republicanos em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário