segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Denúncia diz que irmão do secretário arrecadaria supostas propinas em estacionamentos de shoppings



Denúncia de cobrança irregular e rastreamento de veículo oficial da Prefeitura do Recife

Por Luiz Roberto Marinho – A denúncia anônima contra o secretário de Articulação Política e Social da Prefeitura do Recife, Gustavo Monteiro, braço direito do prefeito João Campos (PSB), que acabou não comprovada pela polícia, diz que seria o irmão dele, Eduardo Monteiro, quem executaria a arrecadação das propinas supostamente cobradas pelo secretário, nos estacionamentos dos shoppings centers RioMar e Tacaruna.

A informação explica o rastreamento do automóvel Gol branco da prefeitura confirmado pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (26). Relata a denúncia a suposta cobrança mensal entre 4% e 5% do faturamento das empresas contratadas pela Prefeitura do Recife, que subiria a 30% e 40% nos casos em que os contratos são reajustados.

Segundo a denúncia, o empresário que não recolheria a propina não receberia o pagamento do mês seguinte.

Diz ainda a denúncia, não confirmada por uma investigação realizada entre agosto e outubro últimos e que envolveu uma dezena de policiais, incluindo três delegados, conforme informação do secretário Alessandro Carvalho, que a propina se estenderia a contratos em todas as secretarias da Prefeitura do Recife.

Henrique, Eduardo, Gustavo e Leonardo com o pai no meio

Na xerox distribuído antes da coletiva, a denúncia diz que Eduardo Monteiro teria uma sala no 9º andar do prédio da prefeitura, o mesmo andar do gabinete de João Campos. Um outro irmão do secretário de Articulação Política e Social, Henrique Monteiro, é citado como suposto executor de propinas em contratos nas Secretarias de Saúde e Cultura.

Conforme a denúncia anônima, as empresas ligadas a Romero Jatobá, pai do presidente da Câmara de Vereadores, Romerinho Jatobá (PSB), aliado incondicional de João Campos, seriam favorecidas com manipulação nas licitações e na contratação de pessoal.

Recentemente, a empresa do vereador ganhou o direito de captar e gerir os patrocínios do Carnaval 2026 da capital pernambucana. Esse será o terceiro ano seguido em que a empresa Trend Show Promoções e Eventos Ltda. fica responsável pelas negociações. A empresa já recebeu R$ 1,059 milhão pela captação do Carnaval em 2024 e mais R$ 664,7 mil em 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário