Turnê gratuita ocupa as ruas do Rio de Janeiro e em São Paulo com cortejo de frevo em escala rara fora de Pernambuco
Por Rádio Folha FM
"Boi da Macuca" leva o carnaval de rua de Pernambuco ao Rio de Janeiro e a São Paulo em turnê histórica - Foto: Divulgação
O carnaval de rua de Pernambuco vai ganhar as ruas do Sudeste em 2026 com a turnê nacional do "Boi da Macuca". Entre os dias 24 e 27 de janeiro, o grupo realiza apresentações gratuitas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A proposta é levar às duas maiores metrópoles do país um cortejo de frevo em escala pouco vista fora do Nordeste. A turnê apresenta o frevo em seu formato completo, com alas, personagens e alegorias típicas das agremiações de rua.
![]() |
| Ademar (Dema) Garanhuense de paixão e morando em São Paulo, prestigiando o Bloco Boi da Macuca |
Para falar sobre a turnê no Sudeste, o programa Folha na Tarde com Simone Ventura, da Rádio Folha FM 96.7, conversou com Rudá Rocha, conselheiro de arte e cultura do "Boi da Macuca", ele fala sobre a raridade e importância da turnê no Sudeste.
É uma iniciativa bem rara de acontecer o carnaval pernambucano, como ele acontece aqui na rua de verdade, pra gente levar para outros públicos e outras presenças para conhecer o nosso carnaval.”
Fora de Pernambuco, esse tipo de apresentação costuma ser raro e limitado a palcos ou formações reduzidas. O projeto enfrenta os altos custos logísticos para preservar a força estética e sonora da manifestação. A circulação nacional reforça a atuação do "Boi da Macuca" na defesa do frevo como música de rua. Também contribui para manter orquestras e músicos em atividade além do calendário do Carnaval.
A turnê amplia ainda a visibilidade da brincadeira de boi pernambucana no cenário nacional. Mais do que shows, a iniciativa propõe uma vivência real do carnaval de rua pernambucano fora de seu território.
Reconhecido como Ponto de Cultura desde 2005 pelo Ministério da Cultura, declarado Patrimônio Imaterial do Município de Correntes em 2021 e vencedor de prêmios como o Culturas Populares (2017) e o Prêmio de Economia Criativa da Fundaj (2020), o Boi da Macuca é hoje uma das expressões mais consistentes e relevantes da cultura popular pernambucana. Seu cortejo no Carnaval de Olinda está entre os maiores da cidade, reunindo públicos superiores a 20 mil pessoas.
SERVIÇO | DESFILES
Rio de Janeiro
24 de janeiro
Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro
Concentração: 14h
São Paulo
25 de janeiro
Casa de Francisca – Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Concentração: 14h
Recife / Olinda
Desfile Oficial
Segunda-feira, 16 de fevereiro às 19h
Largo do Amparo
Desfile Especial de Aniversário
Quarta-feira, 18 de fevereiro às 18h
Largo do Guadalupe


Nenhum comentário:
Postar um comentário