quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

MORTES DE PACIENTES POR TECNICOS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL NO DISTRITO FEDERAL. FIQUEMOS ATENTOS QUANTO AOS NOSSOS ENTES QUERIDOS. ACONTECEU COM ELES E PODE ACONTECER COM A GENTE. SE LIGUEM E FIQUEM ATENTOS...

 Por Marcos Antônio  


1 - Referente a esse caso escabroso ocorrido com três técnicos de enfermagem, que teriam sido responsáveis por pelo menos três mortes no Hospital Anchieta, em Taguatinga, no Distrito Federal. Diante desse caso que repercutiu em nível nacional, me achei no direito de fazer algumas observações até para servir de alerta para quem tem parente hospitalizado ou se vier a ser internado em algum desses hospitais Brasil afora, seja público ou privado.

2 - A minha mãe, Maria Coelho, ficou hospitalizada por duas semanas no Hospital Dom Moura em Garanhuns no final do ano de 2025. Pois bem, fomos bem atendidos pelos funcionários do Hospital Regional que passa por transformações importantes em sua estrutura de equipamentos e no quadro de funcionários. É bem verdade que há muita coisa a melhorar por lá. Mas, falo disso em outro momento.

3 -  Me revezei com parentes durante alguns dias pernoitando no hospital acompanhando minha mãe auxiliando-a em algumas situações. E, nesses dias acompanhei de perto o trabalho de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desde a analise medica com seus diagnósticos diários até os técnicos em enfermagem que se revezavam na aplicação de injeções, medicamentos colocados no soro, comprimidos em diversos horários, coleta de sangue, aferição de pressão, medição glicêmica, etc. Eu ficava atento a exatamente tudo. Olhando e perguntando. A maioria passava as informações explicando a serventia daquele medicamento com muito conhecimento do que estava fazendo. Outros, mau humorados eram silábicos e pouco atenciosos com paciente e acompanhantes.

4 -   Confesso que tive até um certo entrevero com um deles. Quis mostrar que eu estava atento a tudo e que mesmo leigo em relação aquele mundo hospitalar eu tinha direito a questionamentos e a fiscalização. Afinal de contas era a vida preciosa da minha mãe que estava em jogo. Já vi muitos casos de negligência médica e de enfermeiros que deformaram pessoas e ceifaram muitas vidas de pacientes que foram internados com males menores e saíram mutilados ou mortos. Esse mesmo Hospital Dom Moura num passado não tinha boa fama. Inclusive por muito tempo era chamado de ¨ Dom Morra ¨pelo seu péssimo serviço prestado a sociedade.

5- Encerro voltando para esse caso ocorrido no Distrito Federal. Por enquanto três mortos, mas que pode chegar a outras mortes segundo a polícia que está investigando o caso. Esses três técnicos de enfermagem suspeitos dessas mortes que estão presos, alguns deles já trabalharam em outros hospitais. Daí a polícia ainda investigando o passado deles e o motivo que levaram aos óbitos. Negligencia? Incompetência? Maldade? Enfim, o estrago está feito. Famílias choram e as mortes irreversíveis.

6 - Então, o meu intuito de escrever esse texto e falar da minha experiência esses 15 dias que acompanhei minha mãe no Hospital Dom Moura foi de alerta. Foi de dizer para ficarem ligados, observarem tudo, conversarem com os técnicos e enfermeiros, se certificarem do que está sendo feito, a medicação no horário correto, o que está sendo dado ao paciente. Afinal de contas estamos lidando com pessoas. Umas amam o que fazem e respeitam os juramentos que fizeram em suas formaturas de cuidarem de pessoas. Outras, problemáticas demais, insatisfeitas com seus salários ou desiludidas da vida, ou isso ou aquilo. Outras que não tem apreço pela vida mesmo e daí podemos esperar tudo de muito ruim. Abraços a todos e vamos cuidar bem de nossos doentes afinal de contas amanhã podemos ser nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário