quinta-feira, 7 de março de 2024

Vereador Juca Viana : Institui a Medalha de Honra ao Mérito Professora Edna Vieira Soares, e regulamenta a forma de sua concessão às pessoas físicas e/ou Organizações da Sociedade Civil – OSC, que se destacarem na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, com atuação no âmbito do Município de Garanhuns.


O vereador Juca Viana apresentou Projeto de Resolução, onde : Institui a Medalha de Honra ao Mérito Professora Edna Vieira Soares, e regulamenta a forma de sua concessão às pessoas físicas e/ou Organizações da Sociedade Civil – OSC, que se destacarem na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, com atuação no âmbito do Município de Garanhuns, onde foi aprovado por unanimidade por todos os Vereadores.

Ele justificou perante os vereadores ali presente que, ao apresentar o presente Projeto de Resolução, vislumbramos conceder uma comenda, a fim de reconhecer e fomentar iniciativas da sociedade civil de implementação de políticas públicas voltadas à promoção da defesa da criança e do adolescente. A Medalha de Honra ao Mérito Professora EDNA VIEIRA SOARES terá a finalidade de oferecer uma honraria, concedida pela Câmara dos Vereadores de Garanhuns, a pessoas ou a instituições que se destacarem na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente, no combate ao analfabetismo, à mortalidade, à prostituição infantil, à desnutrição e à violência, no município de Garanhuns. 

Como é sabido, a professora Edna Vieira Soares, uma garanhunense, que se dedicou, por mais de 40 anos, em atividades na área de defesa dos direitos da criança e adolescente. Atuou como educadora desde de sua conclusão do magistério, cursou pedagogia, foi técnica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, e foi professora universitária. Porém sua missão e paixão sempre foi trabalhar com e para crianças. Quando residia na cidade de Olinda foi voluntária da Creche Escola Lar Meimei, durante 15 anos. E quando voltou a residir em Garanhuns foi gestora da Creche Escola Santa Clara, atuando de forma voluntária por 23 anos. A figura da Professora Edna Vieira Soares não pode perecer, sobretudo porque sua maior obra continuará certamente sendo conduzida por pessoas tão envolvidas em sua execução quanto ela. 

Pelo exposto, o presente projeto de resolução revela-se oportuno e espelha o sentimento político desta Casa para com as causas sociais direcionadas à atenção integral da criança e do adolescente, buscando homenagear pessoas ou a instituições que, assim como a Professora Edna Vieira, realizem ações para a melhoria de vida de nossas crianças e de nossos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário