segunda-feira, 15 de setembro de 2025

João Campos transforma Missa do Vaqueiro em movimentação política

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

A 23ª Missa do Vaqueiro de Canhotinho, realizada neste domingo (14), ganhou contornos políticos com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), apontado como pré-candidato ao governo de Pernambuco em 2026. O evento, tradicionalmente religioso e cultural, reuniu cerca de 5 mil inscritos na cavalgada que antecede a cerimônia, além de lideranças políticas de diferentes partidos, reforçando a importância da mobilização do gestor em áreas estratégicas do Estado.

Anfitrião do evento e cicerone de João Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), ressaltou o carisma e a capacidade de articulação do prefeito. “É impressionante como João consegue chamar atenção. Onde ele chega, é sempre assediado por pessoas que querem conversar, cumprimentar, tirar fotos, abraçar. Ele está só começando a percorrer Pernambuco como pré-candidato e a movimentação em torno dele já é muito grande. Os pernambucanos veem nele esperança”, afirmou Porto, em referência à projeção política de Campos.

A presença do prefeito em Canhotinho deu contornos de pré-campanha ao evento. Durante a concentração da cavalgada, João Campos realizou um intenso “corpo a corpo”: cumprimentou cavaleiros, conversou com participantes, posou para fotos e gravou vídeos para as redes sociais. Depois, montado a cavalo, percorreu os seis quilômetros do cortejo entre o distrito de Olho D’Água e o centro da cidade, demonstrando proximidade com o eleitorado e capacidade de articulação política em espaços de grande visibilidade.

A agenda do prefeito na região começou no sábado (13), com visitas a municípios do Agreste como São Bento do Una, Agrestina, Panelas e Altinho. Em encontros com prefeitos, vereadores e lideranças locais, construiu alianças e reforçou o grupo político que o acompanha na pré-campanha. Durante o evento em Canhotinho, Campos esteve acompanhado de Álvaro Porto, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), consolidando a presença de lideranças de diferentes regiões e partidos.

Ao falar na Missa do Vaqueiro, João destacou a valorização cultural do trabalho dos vaqueiros e o caráter religioso da celebração, mas não escondeu a importância política do encontro. “Aqui temos um time de unidade, que tem responsabilidade e sabe trabalhar, que gosta de política e já demonstrou que sabe fazer gestão. Tenho certeza que vamos andar juntos, porque temos crenças parecidas e estamos imbuídos de bons propósitos”, declarou, reforçando a ideia de articulação ampla e alinhamento político.

Também participaram do evento deputados Antônio Coelho (UB), Júnior Matuto (PSB), Mário Ricardo (Republicanos) e Diogo Moraes (PSB); prefeitos de Lajedo, Ribeirão e Sanharó; além de vereadores e lideranças do Agreste e da Mata Sul. A presença de João Campos em Canhotinho evidencia não apenas seu apelo popular, mas também sua capacidade de mobilizar lideranças, consolidando sua pré-candidatura e transformando a Missa do Vaqueiro em um espaço de projeção política que ultrapassa a dimensão cultural e religiosa da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário