terça-feira, 16 de setembro de 2025

FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL GANHA PROGRAMAÇÃO NA FRANÇA

 Com patrocínio do Ministério do Turismo, evento se une à Europeia de Circo e reunirá artistas brasileiros e franceses na cidade de Toulouse


Fechando a Temporada Cruzada Brasil-França 2025 / Saison Croisée Brésil-France 2025, o Festival de Circo do Brasil (FCB) se une ao Festival Europeia de Circo (L’Européenne de Cirque) e aporta em Toulouse, cidade do sul da França, para levar artistas brasileiros para apresentações especiais e estreias internacionais, de 17 a 28 de setembro. É a primeira vez que o evento, que nasceu em Recife há 21 anos e já impactou mais de 1 milhão de pessoas  em Pernambuco, acontecerá em solo internacional.

A cooperação cultural entre os dois festivais é fruto de uma parceria firmada entre a Luni Produções, produtora cultural brasileira e realizadora do Festival de Circo do Brasil, e a La Grainerie, fábrica francesa de circo e artes itinerantes dedicada ao desenvolvimento do setor, com a colaboração da Ésacto’Lido - Escola Superior de Artes Circenses de Toulouse. “É um orgulho para nós realizar essa programação do Festival de Circo do Brasil pela primeira vez no exterior e a ideia é continuar esse  movimento de internacionalização da nossa mostra nas próximas edições”, conta a produtora cultural da Luni, Karina Hoover.

Para os onze dias do evento, com curadoria de Danielle Hoover e Hélène Métailié, a grade nacional vai contar com espetáculos, oficinas, residências, cinema, música, artes visuais e gastronomia. O eixo curatorial deste ano é “Aldeia des Tous” (Aldeia de Todos), traz os temas sustentabilidade e democracia para o picadeiro. Aldeia de Tous é um neologismo que combina português e francês: "Aldeia" refere-se às localidades dos povos originários no Brasil e de “tous” traduzindo para o português significa de  todos.

“A proposta é apresentar uma nova perspectiva sobre o circo brasileiro e suas diversas composições e atravessamentos. Destacando temas urgentes da contemporaneidade de forma transdisciplinar com outras linguagens artísticas”, destaca Danielle.

A programação do FCB na França foi viabilizada através do patrocínio do Ministério do Turismo - Governo Federal e do apoio cultural da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Secretária Estadual de Cultura (Secult-PE) e do Governo de Pernambuco.

Programação Cultural

A programação cultural será iniciada, em 19 de setembro, na La Grainerie, com a apresentação do novo projeto artístico Sarayvara, da Cia Nós No Bambu (DF). Trata-se do solo da multiartista Poema Mühlenberg que celebra seus 21 anos de carreira, tecendo uma trama de poesia que transita entre circo, dança e teatro. No dia 24, no mesmo local, será a primeira apresentação do espetáculo Idées pour Retarder la Fin du Monde, culminância do laboratório artístico inspirado na obra de Ailton Krenak e com direção artística de Duda Maia (Brasil) e Nicanor de Elia (França), que reúne seis jovens circenses, sendo três brasileiros (os pernambucanos Márcio Sá, Mainá Souza e Beatriz Nascimento) e três franceses (Meara Roach, Nicolas Moreno e Magdalena Hidalgo). A segunda apresentação da mostra acontecerá no dia 27, no Jardim de Vidailhan.

A La Grainerie também será palco dos espetáculos O Vazio é Cheio de Coisa, da Cia Nós No Bambu (DF), nos dias 25, 26 e 27, Faminta, com a performer Natasha Jascalevich e direção de Duda Maia (RJ), nos dias 26 e 28, e Assum Preto, do Coletivo Instrumento de Ver (DF) com o artista brasileiro radicado na Espanha Marco Motta, nos dias 27 e 28.

Solo estético e poético de Poema, o Vazio é Cheio de Coisa traz uma dança acrobática, onde um corpo humano e um bambu se bastam.Faminta explora a intrínseca relação entre comida e prazer feminino. Inspirado em duas canções a brasileira “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga & Humberto Teixeira, e a norte-americana “Blackbird”, de Nina Simone, Assum Preto propõe expressão do poder da arte para além do eurocentrismo, com contorção nos aparelhos aéreos em uma virtuose que transita entre as danças e músicas afro-diaspóricas. Inclusive, esse último é homônimo da exposição de pinturas que Marco Motta levará para o mesmo espaço que será sede do espetáculo. A vernissage será no dia 24, às 16h, e a exibição nos dias 23 (10h às 18h), 24 (10h às 22h), 26 (16h às 02h) e 28 (16h às 22h).

A La Grainerie recebe a programação musical que contempla dois concertos: Forrocitània, com Silvério Pessoa (PE), acompanhado por músicos nordestinos, e banda La Talvera (FRA), no dia 27, e Trio Brasília Afro Jazz, do Coletivo Instrumento de Ver (DF). O primeiro celebra a parceria de mais de um década de Silvério com o grupo francês, que traz hibridismo musical, diálogos entre acordeões diatônicos e cromáticos, flautas medievais, viola de 12 nordestina, textos sobre a cultura de cada povo em línguas diferentes. Já o segundo é uma banda de jazz afro-brasileira que explora diversas sonoridades percussivas que se unem à delicadeza dos instrumentos de sopro e a um baixo marcante através de repertório autoral e releituras.

A programação ainda conta com um intercâmbio gastronômico Pernambuco Chez Toulouse entre os chefs César Santos (PE) e Emanuel Broda-Morhange (FRA). A ação acontecerá no restaurante Les Cornichons, na La Grainerie, e proporcionará um cardápio com a fusão das duas cozinhas, unindo ingredientes do Nordeste aos elementos da escola francesa. No dia 25, terá uma noite especial da culinária pernambucana.

A Ésacto’Lido recebe o Cine Circo, com a apresentação exclusiva de curtas-metragens do Coletivo Instrumento de Ver (DF), no dia 25. Logo após a exibição dos filmes, acontecerão debates com o público sobre o processo criativo e entrelaçamentos entre as linguagens circense e audiovisual.

Programação formativa

Ao longo da programação artística serão realizados laboratórios e residências entre artistas brasileiros e franceses. Além do laboratório artístico Aldeia de Tous, que resultará na apresentação Idées pour Retarder la Fin du Monde, e da residência de criação de Sarayvara com Poema Mühlenberg, a grade formativa apresenta o laboratório de pesquisa artística de skate e acrobacia circense Hyperboles, da Cie SCoM (FRA), no dia 25, no Skatepark de Argoulets.

Ainda na grade formativa do festival, o workshop Lab Bambou, da Cia Nós No Bambu (DF), que trará a experiência da criação de formas simples de bambu e a exploração das possibilidades de interação do corpo com essas formas. A oficina é direcionada para estudantes da Ésacto’Lido e acontecerá na própria escola.

Na temporada do Brasil na França, dois pernambucanos farão visitas técnicas a várias escolas e espaços dedicados ao circo na França. São eles, a aerialista, rigger, produtora cultural, professora e fundadora do Casulo - Artes Circenses, espaço dedicado ao ensino, pesquisa e criação em circo, no Recife, Malu Vieira, e o diretor circense, produtor cultural, educador social, pesquisador e palhaço, Boris Trindade Júnior, o Borica.

Temporada Cruzada Brasil-França/França-Brasil 2025

Lançada por Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, a Temporada Cruzada Brasil-França 2025 / Saison Croisée Brésil-France 2025 celebra os 200 anos de relações bilaterais e tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países. Estruturada em torno de três grandes eixos — Clima e Transição Ecológica; Diversidade das Sociedades e Diálogo com a África; Democracia e Estado de Direito —, a iniciativa também busca dinamizar a cooperação em áreas como cultura, economia, pesquisa, educação e esporte, com atenção especial à juventude e aos intercâmbios profissionais.
A temporada ocorrerá entre abril e setembro de 2025 na França e entre agosto e dezembro do mesmo ano no Brasil.

“Da missão artística de Debret à voz de Ailton Krenak, a Temporada 2025 honra uma trajetória de fascínio e enriquecimento mútuo”, afirma Emmanuel Lenain, Embaixador da França no Brasil.

A Temporada está coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa em estreita colaboração com as Embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França, sob a autoridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países. Os comissários são Anne Louyot (programação no Brasil) e Emilio Kalil (programação na França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário