terça-feira, 30 de setembro de 2025

Prefeitura de Garanhuns inaugura a 2ª Sala Azul da Rede Municipal de Ensino


Com o objetivo de ampliar espaços de inclusão na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta segunda-feira (29) a 2ª Sala Azul do município. A Escola Jaime Luna, localizada na Cohab 3, ganhou o ambiente planejado para acolher e apoiar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

Toda a estrutura da sala é preparada para reduzir a sobrecarga sensorial e promover o bem-estar dos estudantes. O espaço conta com recursos pedagógicos, mobiliário adaptado e itens que trazem experiências que favorecem a concentração e o aprendizado.

Com essa expansão, a gestão municipal reforça a importância de investir em políticas públicas que assegurem o direito à educação de qualidade para todos os estudantes. “Nossos estudantes já ocupam o lugar de protagonismo e inclusão e com essa escola que inspira acolhimento, empatia e afeto, temos a oportunidade de construir uma educação pública ainda mais inclusiva”, disse a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

A Sala Azul também traz a tecnologia como ferramenta de inclusão, através de equipamentos que contam com jogos educativos interativos e acesso a conteúdos multimídia. “Hoje nós temos mais de 660 estudantes, dos quais mais de 60 tem algum tipo de deficiência. Essa entrega não é especial somente para nossa escola, mas para toda comunidade”, afirmou Maria José, diretora da Escola.

“A implantação de uma Sala Azul representa um aporte de mais de 500 mil reais, custeados com recursos próprios do município. Ao todo, até o fim deste ano cinco salas serão concluídas. Já estudamos a implementação de outras unidades nas escolas municipais em 2026”, declarou o prefeito Sivaldo Albino.

Além da Escola Jaime Luna e Colégio Padre Agobar Valença, novas unidades da Sala Azul já estão previstas para serem entregues na Escola Professor Letácio Brito (bairro Boa Vista), EFITI José Ferreira Sobrinho (Distrito de São Pedro) e Escola Pacífico Carlos Zoby (Viana e Moura).

Fotos: Jorsuey Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário