Blog Dantas Barreto | O pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão que Governo de Pernambuco quer contratar estará na pauta do plenário da Assembleia Legislativa, dessa terça-feira (9), por determinação do presidente Álvaro Porto (PSDB). No entanto, será analisado o projeto substitutivo, que teve como relator o deputado Waldemar Borges (MDB), que modificou a proposta original. Como a base governista tem maioria, já teve início a articulação para os aliados estarem presentes a fim de reprovarem o substitutivo. Em seguida ser pedido destaque para o projeto do Governo ser votado e aprovado.
O projeto original estabelece a aplicação dos recursos, principalmente, em grandes obras viárias, a exemplo do Arco Metropolitano e da duplicação da BR-232 entre os municípios de São Caetano e Arcoverde. Mas o relatório de Waldemar Borges crava que metade do dinheiro que for contraído por empréstimo deve ser aplicada em obras definidas pelas prefeituras de todos os municípios de Pernambuco.
Esse pedido de empréstimo chegou à Assembleia Legislativa no mês de março, tendo que ser votado num prazo de 45 dias. No entanto, devido aos embates entre governistas e oposição, já se passaram 140 dias até que a proposta chegue ao plenário. A oposição colocou como critério para dar andamento nas comissões permanentes, esclarecimentos por parte do governo a respeito da aplicação dos empréstimos tomados anteriormente.
Nesta segunda-feira, a governadora Raquel Lira voltou a cobrar a aprovação desses empréstimos, destacando a necessidade de investir em grandes projetos para Pernambuco. “Essas operações de crédito precisam ser votadas e não é por mim porque sou governadora. É porque o nosso Estado carece de investimento. São R$ 3,2 bilhões de investimento que serão autorizados pela Casa e eu estou confiante de que será votado pela imensa maioria”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário