Nova turma do Caruaru Moda Mundo, desenvolvido pelo Sebrae e pela prefeitura da cidade, tem início ainda em setembro com acompanhamento dos empreendedores durante um ano
Dez pequenos negócios de confecções terão a oportunidade de se qualificar e conquistar novos mercados através do Caruaru Moda Mundo, programa desenvolvido pelo Sebrae/PE em parceria com a Prefeitura de Caruaru para empresas de moda do município. A sétima edição do programa tem início no próximo 16 de setembro, na regional do Sebrae/PE sediada na Capital do Forró. A iniciativa oferece 12 meses de intervenção com mentorias e consultorias nas áreas de inovação, gestão e transformação digital para fortalecer e apoiar o desenvolvimento sustentável dos negócios.
O levantamento da última edição do programa mostrou um aumento médio de 60% no faturamento das empresas participantes e um crescimento de 40% na quantidade de peças produzidas. Também foi registrado, na média, um incremento de 31% no nível de maturidade gerencial e inovação. De acordo com Gilson Gonçalves, especialista do Sebrae/PE na Indústria da Confecção, o diagnóstico registrou ainda que 50% dos empreendedores implementaram um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), 40% iniciaram vendas por e-commerce e 60% implementaram novos meios de pagamento.
O especialista explica ainda que os resultados foram obtidos após diagnóstico de evolução das empresas, realizado antes e depois de elas participarem do programa. “A mecânica e a metodologia do Caruaru Moda Mundo proporcionam uma transformação positiva que as prepara para alcançarem o sucesso no mercado. Elas são qualificadas também para participarem de um importante evento de comercialização, que é a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, onde apresentam os seus produtos para compradores de todas as regiões do Brasil”, acrescenta.
A participação na Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco é o momento dos empreendedores testarem o seu modelo de negócio, os produtos que foram desenvolvidos e todo o conhecimento aprendido no Caruaru Moda Mundo. “É realmente uma grande oportunidade para eles validarem tudo o que aprenderam no programa, tudo o que ajustaram para poder ter retorno do mercado”, pontua Gonçalves.
De acordo com dados da Prefeitura de Caruaru, na 39º Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, realizada em março de 2025, as empresas que passaram pelo programa movimentaram cerca de R$ 120 mil em vendas, comercializando mais de 3,4 mil peças e registrando 30 pedidos, com ticket médio de R$ 4,9 mil por pedido.
NOVOS MERCADOS
Yasmine Jessyca dos Santos, proprietária da Flor de Menina, foi uma das empresárias que participaram da última edição do Caruaru Moda Mundo. “Entre os muitos benefícios constatados em fazer parte da iniciativa estão o aumento na produção, a redução do desperdício de retrabalho e a precificação correta dos produtos”, destaca. Com seis funcionários, a empresa produz cerca de 12 mil peças por mês.
Eric Estanislau Galdino, da Boneca de Barro, enfatiza a importância das capacitações e também o apoio para a abertura de novos negócios. “Além de todas as consultorias internas, a gente tem acesso a novos mercados, a estreitar networking e fazer parcerias com as outras empresas através da participação na Rodada de Negócios, que conecta você com grandes empresas e com compradores de todo o país”, ressalta.
CARUARU MODA MUNDO
O programa Caruaru Moda Mundo é realizado pelo Sebrae/PE, que arca com 70% dos recursos, e pela Prefeitura de Caruaru, responsável por 30% dos custos, além de contar com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Armazém da Criatividade. As empresas são selecionadas através de edital público, e as habilitadas passam por uma banca examinadora, sendo o Sebrae um dos integrantes. Para participar é necessário ser microempresa ou empresa de pequeno porte, estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias e ter CNPJ em Caruaru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário