segunda-feira, 22 de setembro de 2025

O tombamento do Sítio Histórico de Cruz das Almas foi solicitação do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns IHGCG e da Academia de Letras de Garanhuns.




Temos que fazer justiça, pois o tombamento do Sítio Histórico de Cruz das Almas foi solicitação do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns IHGCG e da Academia de Letras de Garanhuns, e quem nos informa é seu ex=presidente Áudalio ramos Filho.

Pernambuco ganhou mais um bem tombado pelo Estado. O Sítio Histórico de Cruz das Almas, localizado no Quilombo Castainho, em Garanhuns, foi oficialmente reconhecido como patrimônio estadual pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). O processo, iniciado em 2019, foi concluído na última semana, após seis anos de tramitação.

om o reconhecimento, Pernambuco passa a ter 113 bens tombados em nível estadual e outros 94 em âmbito federal. O Sítio é formado por uma casa de oração do século XVIII, um cruzeiro e um antigo cemitério quilombola, preservando tradições religiosas de matriz africana e representando a resistência e a ancestralidade da comunidade de Castainho.

De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), os estudos técnicos mostraram que o local mantém características arquitetônicas e rituais, mesmo diante do crescimento urbano e da privatização de áreas vizinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário