sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Garanhuns recebe primeira edição do Congresso de Inovação e Educação do Agreste Meridional

 Evento realizado pelo Sebrae e pela Amupe trará temas importantes com foco no papel da inovação na atuação dos profissionais de educação e dos estudantes



A educação e a inovação devem estar juntas para se fortalecerem como instrumentos de transformação na vida das pessoas e das comunidades. É com esse pensamento que o Sebrae/PE e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizam, neste sábado (27), na Faculdade Integrada CETE - FIC, em Garanhuns, o I Congresso de Inovação na Educação do Agreste Meridional. O evento reunirá profissionais e pesquisadores da área em um espaço de aprendizado com troca de experiências em palestras, oficinas e debates. As inscrições podem ser feitas através deste link.


“O congresso tem como objetivo promover o diálogo e a formação, incentivando práticas inovadoras e políticas públicas que valorizem os profissionais e melhorem a aprendizagem dos estudantes. Será um dia de trocar conhecimentos com uma programação bem rica para os profissionais de educação do Agreste Meridional”, destaca Ana Paula Santos, gestora de Projetos do Sebrae/PE.


PROGRAMAÇÃO


A programação do evento acontece das 9h às 16h, com realização de palestras e oficinas distribuídas em cinco ambientes temáticos. Na Sala Sebrae e Amupe, cujo tema é “Gestão pública e educação empreendedora: parcerias para o futuro” serão abordados assuntos como “Criatividade, inovação e desenvolvimento de equipes na escola”, e “Educação empreendedora como ferramenta de transformação”, que será debatido a partir das 11h, com mediação do gestor de Educação Empreendedora do Sebrae/ PE, Danilo Lopes.


Na Sala temática “Educação e inovação: transformação social”, reservada pelo Sesc e Senac, entre os temas das palestras estão: “Práticas de mediação de leitura na formação de leitores”, e “Teatro como ferramenta de educação inclusiva”. Nesse mesmo ambiente, à tarde, serão realizadas duas oficinas. A primeira acontece às 13h, com o tema “Inteligência Artificial na educação”, ministrada pelo professor Jonas da Silva Aquino. Já a partir das 15h, a professora Vera Lucia Moroni de Araújo Bezerra coordena oficina sobre “Metodologias ativas na prática: ensino que engaja e transforma”.


O tema da Sala FIC será “Relações humanas que transformam: o poder do cuidar”, com a primeira apresentação ministrada por Juliane Rolim, que vai abordar a “Educação emocional e desenvolvimento da empatia”. Já a Sala Cogtech terá como tema “A escola como espaço vivo de aprendizagem”. A programação começa com palestra sobre “Aprendizagem significativa e estratégias metodológicas”, com o professor Alisson Gomes. 


No quinto espaço dedicado aos debates, a Sala GRE, o tema será “Tempo integral na escola: inovação, aprendizagem e superação de desafios”. A primeira palestra será ministrada pelo professor Márcio Rosselini, que vai falar sobre “Inovação, aprendizagem e superação de desafios na sala de aula em tempo integral”. Às 10h30, o professor Mick Xavier debate sobre “Estratégias e recursos didáticos do ensino de matemática”. As palestras da tarde vão abordar a “Educação integral e inclusiva: acolhimento, diversidade e equidade”, com a professora Viviane Rocha, às 13h, e “Educação e desenvolvimento regional”, com a professora Perpétua Monteiro, gestora GRE Agreste Meridional, às 15h.


“Ao longo do dia, os participantes terão acesso a palestras, oficinas e experiências práticas distribuídas nas diversas salas temáticas, cada uma com um enfoque especial, mas todas unidas pelo propósito de fortalecer a educação como motor de transformação social”, conclui Ana Paula.  


O I Congresso de Inovação na Educação do Agreste Meridional é uma realização do Sebrae/PE e da Amupe e conta com o apoio do Sesc, Senac, da Cogtech, da Gerência Regional de Educação, e da Faculdade Integrada CETE (FIC), localizada na Rodovia BR-423, no bairro São José, onde o evento será realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário