O Palco Zé da Macuca se despediu do 31º Festival de Inverno de Garanhuns, onde fez sua estreia, com uma grande festa, celebrando a pluralidade da música pernambucana. Foi um verdadeiro baile por onde o pop, o samba, reggae, muito groove e dub.
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Palco Zé da Macuca se despede do FIG com baile dançante
O Palco Zé da Macuca se despediu do 31º Festival de Inverno de Garanhuns, onde fez sua estreia, com uma grande festa, celebrando a pluralidade da música pernambucana. Foi um verdadeiro baile por onde o pop, o samba, reggae, muito groove e dub.
Despedida do FIG 2023 é marcada por alto astral e muito pop
Felipe Souto Maior-Secult-PE-Fundarpe |
A festa de despedida do Palco Mestre Dominguinhos e do 31° Festival de Inverno de Garanhuns teve muita música pop e hits contagiantes como trilha sonora. Almério, Rogéria Dera, Frejat, Baby do Brasil e da banda Uptown Blues Band desfilaram sucessos cantados em uníssono pelo público.
Cultura popular com muito groove, punk e rap encerra o Polo Lo-Fi no 31º FIG.
Ricardo Labastier - SecultPE/Fundarpe |
No último domingo (30), a noite de encerramento do Polo Lo-Fi no 31º FIG mostrou que o Manguebeat continua vivo através de várias gerações de artistas pernambucanos. O público pulou e dançou ao som de muito punk, hip hop e rap com fortes referências de maracatu, ciranda, frevo e coco dos grupos Janete Saiu para Beber, Banda Viruz e Maracatu pro Mundo.
Pais e filhos se despedem do Figuinho celebrando a cultura popular
Ricardo Labastier - SecultPE/Fundarpe
O encerramento da programação do Figuinho dentro do 31º FIG foi um sucesso entre pais e filhos. Com o show “Zé Tamanquinho”, o percussionista Lucas dos Prazeres deu uma aula de cultura popular para o público infantil, que também envolveu os adultos que foram até o polo na tarde do último domingo (30). Antes, as atrações “Ziguezague: dança e artes visuais para crianças” e Mamulengo Flor do Mulungu também encantaram a meninada com muita ludicidade.
O reinado da cultura sai consagrado do 31º FIG
Frejat participa do encerramento do FIG - Foto Hannah Carvalho-Secult-Fundarpe
O 31º Festival de Inverno de Garanhuns chegou ao seu grande final, com o reinado da cultura consagrado, em 23 polos e palcos que valorizaram o artista e a tradição pernambucanos. Das 560 contratações do festival, mais de 50% foram de música e de cultura popular. Foram dez dias intensos. A despedida ocorreu com o show da menina que sempre dança, Baby do Brasil, que terminou às 2h da madrugada. A noite foi também de tributo a Cazuza, no show dedicado a ele por Almério e nos sucessos do Barão Vermelho interpretadas pelo seu ex-parceiro musical Frejat.
Deputado Estadual Luciano Duque se aproxima da base governista em Pernambuco
Líder do Governo Izaías Régis, Governadora Raquel Lyra e o Deputado Luciano Duque |
Por Edney Souto
Anúncio de data do FIG 2024 desarticula tentativa de apropriação do evento por Prefeitura: O estado é soberano e não precisa de autorização para realização de qualquer evento
Por Marcelo Jorge
A inusitada declaração feita, através das mídias sociais, pelo prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB) na noite da última sexta-feira (28), que polemizou os meios de todo o estado, tiveram uma breve porém direta resposta por parte do Governo Raquel Lyra
FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS
O FIG SE VAI...
Praça Mestre Dominguinhos |
“A praça é do povo como o céu é do condor”, diria novamente Castro Alves. E no FIG se confirmou a sentença do poeta na fugacidade dos dez dias que tiveram as horas engolidas, sem mastigar. Vi, na leveza do seu canto, Geraldo Azevedo fugir com todos num Dia Branco. Um dia Branco como esse, em que não se vê mais nas ruas e nas praças o povo caminhando como se pisassem em brasas. Mesmo em noites de fiasco num lugar, havia glamour em outros e quem se dispôs a esticar as canelas se encontrou com a beleza. Me dispenso a comentar sobre essa ou aquela atração, mas a turma do Teatro Mágico esbanjou sofisticação de performance bem acima da compreensão do público. “Quando há ferrugem em meu coração “de lata” – Quando há ferrugem, meu coração “dilata”, cantou a trupe de clowns músicos. A atmosfera telúrica me encantou e a inteligência das letras, também. Outros desfilaram seu canto e encontraram também sua alma gêmea...Então valeu. E nesse Dia Branco nosso coração se dilata ao puxar as melhores lembranças do que foi encanto, encontros, reencontros, ternura, frio, chuva, cores, música e tudo o mais que alimenta a vida. Sim, “a arte existe porque a vida só, não basta”. E nesse Dia Branco quem escreve nas páginas é cada um. Ao fitar o eixo da cintura da moça do Afoxé, percebi que rodopiar dá resistência a alma. No som das alfaias do Maracatu derrubamos todos muros e há, nos acordes de todos os instrumentos tocados, um pulsar que impulsiona o sonho. O FIG se foi e nos resta um Dia Branco, limpinho para escrever de novo. ”E se você vier...pro que der e vier...comigo...Eu te prometo o sol, se hoje o sol sair...Ou a chuva...se a chuva cair...” ,num FIG vindouro. No reino das artes você também foi majestade e valeu por cada abraço, cada beijo, cada sorriso, cada cumprimento, cada presença ativa no aplauso. Que seja sempre território de todos e propriedade comum, esse bem imaterial chamado cultura. Se bem feita, a serenata de um até breve por ser doce. E eu, andarilho de mim mesmo, lhe faço o aceno gracioso de quem espera no porto, num Dia Branco. E, “se você vier, até onde a gente chegar, numa praça na beira do mar, num pedaço de qualquer lugar”, seremos felizes de novo em mais um FIG.
Governadora Raquel Lyra lança Juntos pela Segurança nesta segunda
Nesta segunda-feira (31), a governadora Raquel Lyra lançou a ambiciosa política de segurança pública e defesa social do Estado, denominada “Juntos pela Segurança”. O evento de lançamento ocorreu no Teatro Guararapes, situado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A iniciativa tem como objetivo central atuar por meio de ações articuladas em territórios estratégicos, visando a promoção da segurança e a redução da violência. Com essa política inovadora, o governo estadual busca fortalecer a proteção dos cidadãos e garantir um ambiente mais seguro e tranquilo para toda a população pernambucana.
A nova política “Juntos pela Segurança” representa um marco importante na abordagem do Estado em relação ao combate à violência e à preservação da segurança pública. Através da implementação de ações coordenadas e estratégicas, o governo pretende enfrentar os desafios que afetam os territórios mais vulneráveis, onde a incidência de crimes é maior. O enfoque nas ações articuladas permitirá uma maior eficiência no enfrentamento de problemas como o tráfico de drogas, roubos e outros delitos, com uma abordagem que envolve diversos setores e atores sociais.
A governadora Raquel Lyra ressaltou que a política “Juntos pela Segurança” é fruto de um trabalho conjunto entre órgãos governamentais, autoridades policiais, sociedade civil e demais setores envolvidos. O projeto tem como norte a busca pela construção de um ambiente seguro e de bem-estar para todos os pernambucanos. Com uma visão integrada, a governadora enfatizou que a participação ativa de todos é essencial para o sucesso da política, e conclamou a população a engajar-se na construção de uma sociedade mais protegida e livre da violência.
A música pop reina no palco Dominguinhos na despedida do FIG 2023
Foto: Divulgação |
19h30 – Almério
20h50 – Rogéria Dera
22h30 – Uptown Blues Band e Derico Sciotti
0h10 – Frejat
10h – Euterpina de Timbaúba
11h20 – Maracatu Para o Mundo
12h40 – Boi Maracatu Arcoverde
14h00 – Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante (Nazaré da Mata)
15h20 – Samba de Veio da Ilha de Massangano
16h40 – Grupo Coco dos Pretos
18h- Orquestra de Frevo Zezé Correia
16h – Grupo Confluir
17h – Makamo
17h – Banda Us Cafuçu
18h30 – Adilson Ramos
20h – Dito Choro
15h – Gizelle Dias
16h30 – Lua Paz
PALCO ESTAÇÃO (SOM NA RURAL) – NOS INTERVALOS DO PALCO DOMINGUINHOS
João Marlevou
15h – Sessão Acessibilidade: Salu e o Cavalo Marinho, A Árvore do Dinheiro
15h40 – Cinema Ambiental e a crise climática, debate
18h30 – Platônica
20h – Riáh
21h30 – Gabi da Pele Preta
23h – Bonsucesso Samba Clube
17h – Ciel Santos
18h30 – Nena Queiroga
18h – Roda de Diálogo e Entrevista Sobre a Cena Musical Pernambucana
18h50 – Banda Janete Saiu para Beber
Intervalo – Deejay Novato
20h – Víruz
21h10 – Maracatu Pro Mundo
14h – Maracatu Leão da Fortaleza
15h – Atração Fundarpe
16h – Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte
17h – Bloco das Flores
PRAÇA DA PALAVRA MIRÓ DA MURIBECA
10h – Contação de Histórias: E eu, só uma pedra, de Yalle Feitosa
11h – Uma Festa Na Floresta, com Tapete Voador
13h – Roda de Conversa Sobre o Processo de Desenvolvimento Educativo, Reggio Emiliano
14h – Atividades da GRE
15h – Oficina Artesanal Sobre o Projeto Galeria Reciclada da Cepe
16h – Debate – Fazer Literatura a Partir de Garanhuns, com Carla Montanha, Nivaldo Tenório, Helder Herik e Thiago Corrêa. Mediação de Gianni Gianni
17h – Lançamento de Livro, O Laço de Ouro, Com Julierme Galindo
TEATRO REINALDO DE OLIVEIRA – CPC SESC
20h – Nações Africanas (DANÇA)
SALA CÊNICAS – CPC SESC
16h – Show do Pipo (TEATRO)
19h – Performance Ijó Asé Erê (DANÇA)
21h – Ne Rope: A fertilidade de nossa origem (TEATRO)
POLO LONA DE CIRCO ÍNDIA MORENA
14h – Índia Morena: Resistência – Mais de 100 Itinerando 16h – Resistência – Mais de 100 Itinerando
15h – Mamulengo Flor Do Mulungu
16h40 – Lucas Dos Prazeres (Show Infantil)
CASTAINHO 13h30 – Grupo De Bacamarteiros de São João
15h – Coco de Mulheres
16h30 – Karynna Spinelli
15h – Atividade formativa Uma Experiência Sensorial Além do Copo, com Chiara Angelica do Rego
16h30 – Intervenção gastronômica Bolos de Pernambuco